Depé,falando, o deputado estadual Joel Wilhelm (PP)Uma reunião conjunta realizada na tarde desta quarta-feira (10), na sede da Universidade de Caxias do Sul, Campus de São Sebastião do Caí, a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa e a Associação de Municípios da Região – AMVARC, tratou da atualização dos estudos que criam o sistema de proteção contra as enchentes da bacia do Rio Caí. Foram definidas ações com o objetivo de tirar as propostas do papel e dar início aos encaminhamentos que podem auxiliar na resolução desse grave problema, que flagela e assola as cidades do Vale do Caí há décadas. Os estudos apontam para a construção de diques, estações de bombeamento e de água e sistemas de drenagem, a um custo aproximado de R$ 500 milhões. O objetivo é proteger os municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do rio Caí.
Entre as definições do encontro, apontadas pelo presidente da Comissão, deputado Joel Wilhelm (PP), ficou definido um pedido de agenda com Governo do Estado para cobrar o aporte imediato de recursos para a a elaboração do projeto básico para as obras apontadas no estudo e a construção imediata de galerias ao longo do trajeto da ERS-124, rodovia que margeia o Rio Caí e cujos projetos já estão em fase de licitação pelo DAER. Além da audiência com governo, o parlamentar lembrou também da necessidade de facilitar o dessassoreamento dos rios e arroios da região: “Trata-se de uma medida que pode aliviar em muito a situação”, enfatizou.
Participaram ainda da reunião os prefeitos Júlio Campani, de São Sebastião do Caí, Alexandre Barth, de Pareci Novo e que preside a AMVARC, de Portão, Delmar Hoff, de Bom Princípio, Fábio Porsch, de Feliz Clóvis Junior, de Vale Real, Pedro Kaspary, de Barão, Jeferson Born, de Maratá, Gisele Schneider, de Montenegro, Gustavo Zanatta, de São Pedro da Serra, Isabel Cornélius, de Salvador do Sul, Léo Haas, de Harmonia, Ernani Forneck, de São Vendelino e Marli Weissheimer. Além da reunião do Vale do Caí, a Comissão vai promover uma série de outras reuniões para atualização e busca de recursos para os projetos de proteção aos municípios das bacias dos rios Guaíba, Jacuí, Taquari, Gravataí, Sinos, Paranhana, Rolante e outros.
Repórter Brasília, Edgar Lisboa/Por Paulo Ledur