SESI promove os jogos da integração nacional | https://reporterbrasilia.com.br/

Inicial / Notícias / SESI promove os jogos da integração nacional

SESI promove os jogos da integração nacional

Print Friendly, PDF & Email

A chuva fina que caiu sobre Bento Gonçalves não tira o brilho do primeiro dia de competições dos 11º Jogos Nacionais do SESI 2010, o maior torneio esportivo de classes do país. O evento, que termina no sábado (24), tem a participação de 1.100 competidores em 10 modalidades, representantes de 170 empresas do país.

Com dois milhões de atletas na fase preliminar – competição municipal – os Jogos do SESI evoluem para o estadual e regional até classificar os destaques para a etapa nacional, este ano oferecendo troféus no atletismo, futebol de campo, futebol de sete máster, futsal, natação, tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Os campeões de cada modalidade estarão classificados para os Jogos Olímpicos do Trabalhador, este ano em Tallinn, na Estônia, em julho.

Em disputa desde 1947, inicialmente como Jogos Desportivos Operários, os Jogos Nacionais do SESI são a síntese de uma política da instituição, que defende o esporte como instrumento de promoção e valorização do desenvolvimento humano. O evento nacional deste ano teve investimentos de R$ 6 milhões, mas contando todas as fases classificatórias, a partir das municipais, os Jogos consumiram em torno de R$ 20 milhões.

O diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Carlos Henrique Fonseca, resume a filosofia do evento: “A competição tem o seu valor, mas ela é passageira. Porém, é pela prática salutar do esporte que ficam lições sobre a importância do trabalho em equipe, o respeito às lideranças (capitães) e à legislação (regras do jogo). Tudo isso é um ensinamento que fica como legado e influencia na atividade diária de cada participante do evento”, disse o diretor.

Integração

Na entrevista coletiva que concedeu ontem (21), o gerente executivo de Cultura, Esporte e Lazer do Serviço Social da Indústria, Eloir Simm, revelou que o SESI volta-se, agora, para 2016, quando o Rio de Janeiro receberá os Jogos Olímpicos.

“Vamos aproveitar o potencial de crianças que treinam nas áreas do SESI para identificar talentos e encaminhá-los ao esporte de rendimento”, disse o dirigente. É o programa “Atleta do Futuro”, que em todo o país trabalha com 120 mil crianças.

A informações completas sobre os 11º Jogos Nacionais do SESI e a tabela de competições das 10 modalidades em disputa estão no seguinte endereço: https://www.sesirs.org.br/sesilazer

JOGOS DO SESI 2010 // Segunda retranca

Reduto de atletas olímpicos

Com milhares de praças esportivas espalhadas pelo país, o SESI é uma instituição que também contribui para a formação de atletas olímpicos. Adaulto Domingues, Joaquim Cruz, João Carlos de Oliveira (o João do Pulo), Robson Caetano e Zequinha Barbosa, no atletismo; Dante, Montanaro e Ana Moser, no vôlei; Éder Jofre, no boxe e a ginasta Daniele Hypolito são exemplo de atletas que fizeram iniciação esportiva no SESI.

Em recente entrevista à revista “SESI Esporte”, assim se manifestou Joaquim Cruz, lembrando os tempos em que treinada no SESI de Taguatinga, cidade satélite de Brasília, onde nasceu esse campeão olímpico dos 800m (1984, Jogos de Los Angeles): “O SESI foi o meu refúgio e minha escola, quando eu era criança. Ali, me era oferecido tudo que eu precisava para crescer e me desenvolver, como oportunidade para praticar o esporte, proteção, educação e lanche”.

Montanaro, ídolo da Seleção de Vôlei que ficou conhecida como “Geração de Prata” – segundo lugar nos Jogos de Los Angeles, em 1984 – tem boas lembranças: “Participar ds Olimpíadas Operárias do Sesi – nos anos 70 – foi fundamental para a minha carreira. Estava numa competição grandiosa, muitíssimo bem organizada. Eram muitos atletas disputando várias modalidades e, na verdade, eu já vivenciava ali o movimento olímpico que me receberia mais tarde” .

JOGOS DO SESI // terceira retranca (boxe)

MODALIDADES EM DISPUTA EM BENTO GONÇALVES

Atletismo
Futebol de campo
Futebol de sete máster
Futsal
Natação
Tênis
Tênis de mesa
Vôlei
Vôlei de praia
Xadrez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.