
A manifestação do ministro Alexandre Padilha classificar o desempenho do PT que o partido está na zona de rebaixamento nas eleições municipais desde 2016, abriu uma nova crise no Partido dos Trabalhadores. Padilha disse que o PT está no Z4 gerou revolta entre os próprios dirigentes do partido e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Ela disse que o ministro Padilha ofende a sigla fazendo graça e que ele deveria focar na articulação política.
A fala do ministro Padilha aconteceu ontem à tarde, no Palácio da Alvorada, depois dele se encontrar com o presidente Lula, que ontem (28) despachou da residência oficial.
O ministro Alexandre Padilha deu uma longa entrevista e foi questionado pelosjornalistas, sobre o desempenho do PT nas eleições municipais. Ele admitiu, o avanço do centro da direita. Disse que o impacto das eleições municipais não pode ser levado em conta para as eleições gerais para 2026, cada um mantém uma dinâmica diferente”, na avaliação do ministro.
“Se a eleição municipal tivesse algum impacto sobre a eleição presidencial, o presidente Lula nunca tinha sido eleito presidente da república, nem o PT nunca teria sido o partido que desde 1989 ou ganha ou estava no segundo turno das eleições presidenciais, disparou Padilha. O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais, mas na minha avaliação não saiu ainda do Z4 que entrou em 2016 nas eleições municipais”.
A fala do ministro repercutiu bastante na reunião da Executiva Nacional do PT, que se reuniu também ontem. A presidente do PT, Gleisi Hoffman, foi as redes sociais, e disse que essa fala ofende o partido fazendo graça e diminui o esforço nacional da sigla, não contribuindo para alterar a correlação de forças.”
A manifestação de Padilha também foi bastante criticada no encontro dos demais dirigentes do PT. Gleisi Hoffman também decidiu, atacar o colega, ao dizer que o ministro deveria focar nas articulações políticas do governo.
Alexandre Padilha, há algum tempo, é criticado por parlamentares e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, por não realizar um bom trabalho à frente do seu ministério, que tem justamente essa atribuição “.
Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa