Detran-DF apresenta projetos inovadores na 2ª Semana de Inovação da SEEC

Print Friendly, PDF & Email
Sistema Infovidas e projeto Libras tem Voz foram selecionados para a apresentação
Divulgação/Detran-DF

Dois projetos do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foram selecionados para se apresentarem na 2ª Semana de Inovação da Secretaria de Economia (SEEC), que ocorreu na última quarta-feira (5), na Escola de Governo (EGOV). Com o tema “Inovação e Cuidado: Propósitos que inspiram”, o Detran-DF foi apresentou a inovação de sistema de dados, com o Infovidas; e o projeto Libra tem Voz como comunicação inclusiva para o público surdo.

O Infovidas é um sistema de painéis gráficos que aponta os locais de maior incidência de sinistro (acidente), a natureza mais frequente, número de vítimas e suas características, fatores de risco, além de dados de veículos e condutores envolvidos. “É uma importante ferramenta de planejamento estratégico, pois propicia uma atuação direta baseada em dados reais”, explicou a gerente de Estatística de Acidentes de Trânsito do Detran-DF, Ticiana Sanford.
O outro projeto selecionado para a Semana de Inovação da SEEC foi o “Libras tem Voz”, idealizado pela servidora da Assessoria de Comunicação do Detran-DF, Vanessa Olinto. Trata-se de vídeos curtos inclusivos (em Libras), produzidos e divulgados semanalmente nas redes sociais do Detran-DF, com informações de serviços e dicas de trânsito.
Os vídeos são produzidos em libras pelos servidores surdos Emanuel Andrade e Rogério Feitosa, do Detran e Departamento de Estradas e Rodagens, respectivamente. Já a tradução para o português é com os servidores do Detran-DF, Lizani Liz, que é mestre em tradução em libras; e do Henrique Meira, que tem 30 anos de experiência em tradução em libras. Emanuel explica como acontece todo o processo. “Os textos são selecionados pela Ascom, o material é estruturado para gravação de vídeos de no máximo um minuto e meio e nós traduzimos e gravamos em libras. Os ouvintes traduzem para o português e a Ascom do Detran-DF faz a produção, edição e publicação dos vídeos nas redes sociais”, explicou.
Divulgação/Detran-DF
O Detran-DF quer reduzir as barreiras na comunicação ampliando o acesso aos serviços da área de trânsito, valorizando e respeitando às diversidades. Também apoia e incentiva inovações e modernizações para melhorar cada vez mais a prestação dos seus serviços.
Repórter Brasília/Detran-DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *