O modelo de apresentação será replicado para contemplar as demais regiões administrativas que possuem unidades de pronto atendimento
O superintendente das unidades de pronto atendimento (UPAs) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Francivaldo Soares, reuniu-se na quinta-feira (20) com os gestores da UPA do Gama para apresentar dados de produtividade do instituto e da unidade para lideranças comunitárias e presidentes de conselhos de saúde da região.
Entre os diversos representantes da sociedade organizada que estiveram presentes no encontro estavam o presidente do Conselho de Saúde do Gama, Enóquio Sousa, a presidente do Conselho de Saúde de Santa Maria, Denise Bastos, e o conselheiro de saúde do Distrito Federal, César Achkar.
Durante o encontro foram abordados números de atendimentos da UPA do Gama durante este ano. Foram apresentadas ainda as funcionalidades do painel de fila de atendimento das UPAs, que informam tempos de espera e dados de contratualizações, além de critérios para referência e contrarreferência.
De acordo com as informações do painel de perfil epidemiológico do IgesDF, a UPA do Gama realizou, de janeiro a maio de 2024, 35.869 atendimentos. As faixas etárias que mais procuraram a unidade foram as de 20 a 29 anos e de 40 a 49 anos.
“Os conselheiros aproveitaram a oportunidade para trazer pedidos de acordo com as necessidades das atenções primárias para o direcionamento dos usuários para os equipamentos de saúde adequados”, contou Francivaldo.
Segundo o superintendente, a ideia é pegar esse modelo de encontro e estender para as outras regiões administrativas. “Vamos trabalhar essas informações e aproveitar para estreitar a relação da gestão das UPAs com os usuários do sistema de saúde e seus representantes”, explicou. Ainda de acordo com ele, um cronograma com as datas dessas reuniões será criado em breve.
Repórter Brasília/*Com informações do IgesDF