Sebrae Pará e Airbnb anunciam parceria de capacitação de anfitriões em preparação para a COP-30

O acordo prevê a realização de cursos da Oficina Airbnb para a capacitação de atuais e novos anfitriões. A primeira turma ocorrerá no dia 7 de agosto, em Belém. Foto Ilustrativa, Prefeitura Municipal de Belém.

O Sebrae no Pará e o Airbnb anunciam uma parceria para capacitar proprietários de imóveis que já são anfitriões na plataforma e também para interessados em se tornar anfitriões no Airbnb, disponibilizando seus espaços para hóspedes que visitam o estado. A iniciativa reforça o apoio da plataforma na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30) e tem como objetivo qualificar novos e atuais anfitriões da Região Metropolitana de Belém para contribuir com o turismo local, antes, durante e após a realização da conferência, em novembro de 2025.

Para contribuir para o aprimoramento da atuação de atuais e novos anfitriões no Airbnb, o acordo firmado entre a plataforma e o Sebrae Pará contempla a realização de cursos, através do projeto Oficina Airbnb, para o desenvolvimento de competências para estimular o turismo e preparar os anfitriões para atuarem com suas melhores habilidades. A parceria vai vigorar até dezembro de 2025 e a meta é capacitar 3.000 pessoas entre empreendedores, anfitriões e membros da comunidade.

O primeiro curso da oficina que ocorrerá em Belém será o de Noções Básicas de Como Hospedar no Airbnb – Preparação Inicial, em 7 de agosto, na sede do Sebrae Pará. As inscrições são gratuitas.

“Um dos destaques da atuação do Airbnb em Belém é o empoderamento econômico da população. O Sebrae é o parceiro ideal para trazermos pela primeira vez ao Brasil a Oficina Airbnb, com a disponibilização de cursos para apresentar a plataforma e os benefícios que ela pode trazer aos moradores do estado e à economia local. A população poderá disponibilizar acomodações e se beneficiar economicamente não só da COP-30, mas do legado que esse grande evento vai deixar na cidade”, comenta Aleksandra Ristovic, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil.

Como parte da grade de cursos, os participantes ouvem diretamente de superhosts dicas e informações úteis sobre como começar e ter sucesso no Airbnb. Muitos também aprendem sobre a plataforma e ferramentas que podem ajudá-los a obter renda extra, expandir os seus negócios e apoiar o turismo local.

“A parceria com o Airbnb para capacitar novos anfitriões na Região Metropolitana de Belém, aproveitando a realização da COP-30, é uma oportunidade ímpar para fortalecer o empreendedorismo local. Além de ampliar a oferta de acomodações na cidade durante o evento, novos e atuais anfitriões serão qualificados para melhor receber os visitantes, impulsionando nossa economia local em qualquer época do ano”, destaca Rubens Magno, Diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

De acordo com uma pesquisa global com anfitriões no Airbnb, mais de um quarto dos proprietários de imóveis abrem seus espaços para hóspedes durante grandes eventos1, momentos que impulsionam ainda mais a locação por temporada. Em Belém, um dos exemplos é o Círio de Nazaré, que atrai milhões de fiéis e turistas de todo o país e do mundo. Em 2025, durante a COP-30, a previsão é de que haja ainda mais oportunidades para anfitriões no Airbnb.

As inscrições gratuitas para o curso Noções Básicas de Como Hospedar no Airbnb – Preparação Inicial e os demais cursos da grade de programação podem ser feitas no site pa.loja.sebrae.com.br.

Para ajudar comunidades de todo o mundo a beneficiarem do turismo, o Airbnb lançou a Oficina Airbnb em 2017. O projeto apresenta pessoas de comunidades diversas e historicamente sub-representadas aos benefícios, oportunidades e às melhores práticas para receber hóspedes na plataforma. Através da oficina, o Airbnb trabalha com organizações locais para desenvolver programas educativos personalizados que ajudam os participantes a aprender como se tornarem anfitriões ou aprimorarem suas habilidades, transformando o seu espaço em uma fonte de renda extra.

 Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *