Saúde institui programa de cuidados a populações vulneráveis

Print Friendly, PDF & Email

Portaria que regulamenta assistência foi divulgada nesta segunda-feira (27). Objetivo é realizar atendimentos em comunidades e áreas de difícil acesso

A Secretaria de Saúde (SES-DF) instituiu, nesta segunda-feira (27), o Programa Expedição Cuidar. Por meio da iniciativa, ações itinerantes passam a levar atendimento multiprofissional, exames laboratoriais, medicamentos da farmácia básica e outros procedimentos a populações vulneráveis. A Portaria nº 255 foi divulgada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

“Queremos oferecer serviços de assistência, prevenção e promoção à saúde em comunidades e regiões com maior dificuldade de acesso”, ressalta a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra França.

O programa irá ofertar atendimento multiprofissional, exames, medicamentos e outros procedimentos em áreas com alta vulnerabilidade e de difícil acesso | Foto: Arquivo/Agência Saúde-DF

Trata-se de uma iniciativa que busca conectar programas de saúde itinerantes com as equipes de Saúde da Família, de Consultórios na Rua, de Saúde Bucal, de Práticas Integrativas e e-Multi. Segundo a coordenadora, as ações devem ser colocadas em prática ainda neste ano. “Estamos finalizando os preparativos logísticos e operacionais”, acrescenta.

Diretrizes

O Expedição Cuidar está alinhado aos princípios estabelecidos pela Lei Nacional nº 13.019/2014 e o Decreto Distrital nº 37.843/2016, que promovem a cooperação entre o poder público e as organizações da sociedade civil para alcançar finalidades de interesse público e recíproco.

A iniciativa se inspira ainda nas diretrizes do Programa Brasil Saudável – Unir para Cuidar, que visa eliminar doenças socialmente determinadas até 2030, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Repórter Brasília/*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *