Ronaldo Nogueira reforça pedido de suspensão da importação de arroz

Ronaldo Nogueira (Crédito: Reprodução TV Câmara)

O deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos/RS) reforçou, da tribuna da Câmara, pedido encaminhado ao ministro da Agricultura, ao ministro do Desenvolvimento Agrário e ao presidente da CONAB, para que o Governo Federal suspenda a reedição do leilão que pretendem importar arroz para atender o mercado brasileiro. Segundo o parlamentar, “não tem necessidade disso. O Rio Grande do Sul, abastece 70%, tem sido mercado consumidor de arroz no Brasil e os outros 30% são complementados por outros seis Estados da Federação que também são produtores de arroz. Na última safra tiveram uma produção excelente. Com isso tem arroz suficiente para atender a demanda do mercado nacional”.

Ronaldo Nogueira lembrou que “o primeiro leilão, contrariando as vozes dos produtores brasileiros, foi suspenso por indícios de irregularidades”. Ele questiona: “a quem interessa manter esse leilão? Manter essa vontade de importar arroz, sabendo que aquilo que foi produzido ao Brasil, pelos nossos produtores gaúchos e pelos produtores brasileiros, tem o suficiente para atender a demanda nacional”, afirmou.

“Suspendendo o leilão”, argumenta Ronaldo Nogueira, “o governo deve comprar arroz nacional e, com isso, estará fomentando o emprego, incentivando produção nacional e apoiando os nossos produtores. Tem coisas, senhores deputados, que eu acredito, que nem Freud explica, e uma delas é a teimosia de manter esse leilão, importando arroz sabendo que a produção nacional é suficiente para abastecer o mercado brasileiro”. O deputado conclui afirmando: “Nós conclamamos aqui, a sensibilidade do governo que suspenda o leilão”.

Repórter Brasília/ Edgar Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *