Durante encontro da Bancada Gaúcha com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta semana, para ampliar a capacidade operacional dos aeroportos no Rio Grande do Sul, o deputado Pedro Westphalen (Progressistas) afirmou que a pasta precisa buscar outras alternativas, para além da base aérea de Canoas, e apontou algumas sugestões.
“O Rio Grande do Sul tem aeroportos regionais que podem receber a demanda represada, como os aeroportos de Cruz Alta, Santa Cruz do Sul e Vacaria. Este último, possui a maior pista em extensão do interior do estado e pode inclusive passar a receber voos de carga neste momento. Além disso, estão sediados em municípios importantes para a economia gaúcha e em regiões estratégias que concentram polos produtivos relevantes em diversos setores.” salientou.
Devido às enchentes que atingiram o território gaúcho e o fechamento do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, o número de voos semanais caiu de 657 para 120 no estado. O ministro Costa Filho disse que em breve, a pasta deve divulgar uma segunda fase da Malha Emergencial de voos para o Rio Grande do Sul, com base em estudos e informações dos órgãos competentes.
Repórter Brasília, Edgar Lisboa