Líder da igreja católica chamou atenção para o perigo de posições ideológicas rígidas, segundo ele, frequentemente disfarçadas de boas intenções.
Papa recomenda deixar de lado ideologias inflexíveis e escutar fiéis sem preconceitos
Depois de permitir as bênçãos a casais homoafetivos, o Papa Francisco recomendou, nesta quinta-feira (21), que o clero deixe de lado as ideologias inflexíveis e escute mais os fiéis, sem preconceitos.
No encontro de fim de ano com os funcionários do Vaticano e da Cúria Romana, o Papa Francisco chamou a atenção para o perigo das posições ideológicas rígidas — segundo ele, frequentemente disfarçadas de boas intenções e “que nos separam da realidade e nos impedem de seguir adiante”.
Francisco salientou que 70 anos depois do Concílio Vaticano 2º, que modernizou a Igreja Católica, ainda se discute a divisão entre progressistas e conservadores. Mas que a diferença principal está entre apaixonados e acomodados.
Ele pediu a todos que não se deixem levar pelo conformismo, medo e inércia, mas que escolham um caminho de serviço, coragem e doação ao outro. E que é necessário ouvir, discernir e caminhar para a frente, sem se perder nos labirintos da rigidez e da mediocridade.
Aos 87 anos, completados no domingo (17), o Papa viveu um ano difícil. Tentou mediar duas guerras, sem resultado. Passou por duros momentos também do ponto de vista da saúde, mas está bem e já planeja as próximas viagens.
Repórter Brasília, Edgar Lisboa com g1