Nova rede de drenagem no Sol Nascente chega a 20 km de extensão

Print Friendly, PDF & Email

Tempo seco ajuda no andamento das obras na região. Ao todo, serão 26,5 km de tubulações na cidade, além de bacias de retenção para receber as águas da chuva

População que sofre historicamente com alagamentos e enxurradas, os moradores do Setor Habitacional Sol Nascente têm enxergado com mais esperança os meses chuvosos. No Trecho 3 da região administrativa, a realidade vem sendo totalmente transformada pelas obras de infraestrutura executadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Dos 26,5 km de novas redes de drenagem previstas para serem instaladas, quase 19,5 mil km já foram concluídos.

Nos últimos 65 dias, com a chegada da estiagem, o percentual de serviços executados saltou de 40% para 73%. O projeto é moderno e a rede de drenagem de águas pluviais conta com bacias de retenção e galerias feitas com aduelas de concreto de 6,76 m² de área, cada uma.

Nos últimos 65 dias, com a chegada da estiagem, o percentual de serviços executados saltou de 40% para 73% | Foto: Divulgação/SODF

“Se você não faz uma rede de drenagem à altura da demanda da região, todo o trabalho de urbanização, incluindo a pavimentação das ruas, se perde. Essa é, portanto, uma etapa essencial para garantir a tranquilidade dos moradores do Sol Nascente no período de chuvas”, enfatiza Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura do DF.

“Estamos aproveitando o tempo seco, sem chuva, para seguir avançando rapidamente na instalação dessas galerias para que a população não sofra mais com os prejuízos causados pelas chuvas”, acrescenta.

Outro serviço que avançou consideravelmente no período sem chuvas foi a escavação das lagoas de retenção. “Estamos bem próximos de concluir a escavação. As lagoas são peça fundamental para o correto funcionamento do sistema de drenagem, uma vez que são elas que recebem toda a água das chuvas captada pelas bocas de lobo”, esclarece o engenheiro Erinaldo Sales, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras. “A próxima etapa consiste na construção dos dispositivos de entrada e saída da água”, completa.

Outro serviço que avançou consideravelmente no período sem chuvas foi a escavação das lagoas de retenção | Foto: Divulgação/SODF

Ele ressalta que as redes de drenagem são a parte mais importante da obra, pois são elas que vão acabar de forma definitiva com os alagamentos presenciados na região no período chuvoso. “Somente após a instalação das galerias é possível avançar com a pavimentação. Assim, nosso plano de ataque prevê a pavimentação de todas as ruas onde a drenagem já está concluída antes do próximo período chuvoso”, pontua Sales.

Confira como estão as obras de drenagem no Sol Nascente

Onde a drenagem está concluída

– Chácara 06
– Chácara 79
– Chácara 112
– Chácara 113
– Chácara 114
– Chácara 115, rua 6
– Chácara 115 A, condomínios A, B, C, D e E
– Chácara 117
– Chácara 118
– Chácara 123
– Chácara 124
– Condomínio Gênesis

Obras de drenagem em andamento

– Chácara 02
– Chácara 05
– Chácara 07A
– Chácara 33
– Chácara 44
– Chácara 51
– Chácara 52
– Chácara 53
– Chácara 54
– Chácara 55
– Chácara 56
– Chácara 57
– Chácara 73
– Chácara 74
– Chácara 75
– Chácara 76
– Chácara 81
– Chácara 84
– Chácara 85
– Chácara 86/87
– Chácara 119
– Chácara Boa Vista
– QNP 29
– Condomínio Vencedor
– Condomínio Virgem da Vitória
– Condomínio Acácias
– Condomínio Pedra Verde
– Condomínio Cachoeirinha

Onde a drenagem ainda vai chegar

– Chácara 45
– Chácara 46
– Chácara 133
– Chácara 165

Repórter Brasília/*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *