O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento na primeira reunião ministerial que está se realizando, no Palácio do Planalto onde destacou o trabalho do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro pela abertura de 98 novos mercados para produtos brasileiros com o exterior. Lula criticou o governo anterior afirmando que Carlos Fávaro vende produtos brasileiros e não estatais do pais. Fez um balanço das atividades do governo, no ano passado. Disse que o pais avançou no período que ele assumiu como presidente da República e que encontrou os Ministérios em situação caótica por falta de servidores, por falta de recursos e os ministros tiveram um grande trabalho pela frente, mas ainda há muito por fazer.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas fortes ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem chamou de “covardão”. Segundo Lula, “o ex-presidente ficou dentro do Palácio da Alvorada, não tomou nenhuma medida e ficou apenas chorando a perda das eleições, mas nos bastidores estava tramando um golpe, financiando os manifestantes para que ele, fora do País, pudesse acompanhar a realização do golpe. ”
Durante seu pronunciamento, Lula defendeu a democracia, reforçou a importância do respeito às instituições, à justiça para que a democracia seja fortalecida no País.
Lula concluiu destacando que vai ter que fazer um trabalho imenso para repor perdas de orçamento dos Ministérios. Acentuou que, “se as pessoas não falam bem do governo, é o governo que tem que falar das suas atividades”.
O governo Lula vem sofrendo uma queda na avaliação de desempenho do presidente. Ele reuniu seus ministros no Palácio do Planalto, na primeira reunião ministerial do ano, onde fez um resumo do que o governo fez até agora e também para cobrar novos trabalhos, novos empenhos dos ministros e defender a democracia.
Repórter Brasília, Edgar Lisboa