Mapa econômico do Rio Grande do Sul

A segunda edição do mapa econômico, projeto do Jornal do Comércio que traça uma radiografia da economia gaúcha, mantém em 2024 o formato de cinco recortes regionais no Estado.

Acesse e conheça a economia do Rio Grande do Sul

Mapa Econômico do RS (jornaldocomercio.com)

Norte pode ser decisivo na retomada do RS

Guilherme Kolling Editor-Chefe do Jornal do Comércio explica que “o projeto Mapa Econômico do Rio Grande do Sul entra na segunda temporada com novos desafios. Além da difícil tarefa de fazer uma radiografia da diversidade da atividade econômica gaúcha, outros fatores serão considerados com mais atenção neste levantamento”.

Em busca de mais sustentabilidade

Guilherme Kolling Editor-Chefe do Jornal do Comércio

O jornalista Guilherme Kolling, escreve na página 04 do Mapa Econômico que “o tema ambiental já estava no foco, considerando que buscamos retratar uma economia em transformação, em que um dos pilares dessa mudança é a busca por sustentabilidade. Agora, pode-se dizer que a questão ganha ainda mais atenção após a tragédia climática que atingiu o Estado. Assim, dois eixos estarão em destaque nos cinco capítulos do Mapa Econômico 2024: 1) oportunidades de desenvolvimento em uma economia que se transforma em busca de mais sustentabilidade; 2) desafios para a retomada econômica do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.

Novos Indicadores

O objetivo desse projeto Mapa Econômico do Rio Grande do Sul: trazer novos indicadores, tão importantes para uma visão de futuro. Identificar oportunidades e ver os desafios. De novo, dividimos o Rio Grande do Sul em cinco grandes regiões, conforme semelhanças e proximidade geográfica.

Desta vez, começamos pelo Norte, menos atingido pelas cheias, seguindo depois para Serra, Região Sul, parte Central, fechando na Região Metropolitana. Também estamos visitando novas cidades, a fim de ter mais pluralidade de visões. Se, em 2023, estivemos em Passo Fundo, desta vez o evento da Região Norte ocorreu em Erechim, no dia 18 de julho, com a participação de mais de uma centena de lideranças. O mesmo vale para outras regiões – na Serra, estivemos em Caxias do Sul em 2023, neste ano o evento será em Bento Gonçalves no dia 15 de agosto. Na Região Sul, fomos a Pelotas no ano passado, em 2024 o evento será em Rio Grande. A sequência até o fim do ano ainda prevê painéis em Santa Maria e Porto Alegre.

Repórter Brasília, Edgar Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *