O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Sol Nascente coloca no mapa da educação uma cidade, até pouco tempo, considerada a maior favela das Américas, o Sol Nascente. A ação inédita e sem precedentes vai atender, também, a demanda reprimida por educação profissionalizante e técnica da cidade mais populosa do DF, a Ceilândia, comemora o deputado Distrital, Chico Vigilante, do PT, do Distrito Federal.
Lula surpreendido com Sol Nascente
O presidente Lula disse estar surpreendido com a estrutura urbana do Sol Nascente, muitas vezes caracterizada erroneamente como favela. “Faz mais ou menos um mês e meio, dois meses, que vim de helicóptero inaugurar não sei o que aqui. Aí eu estava passando aqui em cima, quando me comunicaram: ‘Presidente, o senhor está passando em cima da favela Sol Nascente’. E eu fiquei olhando aonde é que estava a favela. Eu, sinceramente, fiquei olhando, porque Sol Nascente não tem nada a ver com aquilo que a gente conhece de favela em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará. Tem nada a ver. Não tem nada a ver”, comentou.
Lula: “Parabéns aos homens e mulheres do Sol Nascente”
Lula prosseguiu: “Eu, sinceramente, imaginava que ia chegar aqui e encontrar um lugar feito de pedaço de madeira, de pedaço de vinco, que não tinha rua, que não tinha nada. Aí, quando desço aqui, estou numa cidade. Obviamente, que isso se deve ao trabalho de vocês, à organização de vocês, à reivindicação de vocês e ao atendimento que o Poder Público faz a vocês. Essa é uma conquista extraordinária e quero dizer o seguinte: parabéns aos homens e às mulheres da comunidade Sol Nascente. O nome é maravilhoso.”
Celina Leão: “Investimos mais de R$ 500 milhões nesta cidade, que é uma comunidade urbana, não uma favela como costumam falar”.
A solenidade teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da vice-governadora Celina Leão, do ministro da Educação, Camilo Santana, e de Veruska Ribeiro Machado, reitora do IFB. Este será o primeiro dos dois novos campi da capital. O outro será construído em Sobradinho”.
Dado primeiro passo
O deputado Chico Vigilante, morador da Ceilândia, destaca que “o primeiro passo foi dado, nesta quinta-feira(11), com o lançamento da pedra fundamental do novo IFB campus Ceilândia.O deputado afirmou que “serão R$25 milhões de investimento para a construção do campus Sol Nascente, oportunidade para mais de 1400 jovens em cursos profissionalizantes, graduação e pós-graduação”.
Desenvolvimento com ciência e tecnologia
A expectativa, assinala o deputado, “é transformar a realidade social dos moradores e impactar o desenvolvimento e a economia do Sol Nascente e da Ceilândia por meio da ciência e da tecnologia”.
Centro de referência do conhecimento
Chico Vigilante quer que “o Sol Nascente se transforme num centro tecnológico de referência em alguma área do conhecimento”. Na avaliação do parlamentar, “as possibilidades da semente que o presidente Lula está plantando naquela terra são imensuráveis e permite à população sonhar alto. Cabe aos nossos gestores a sabedoria para aproveitar e conduzir esse investimento em direção ao desenvolvimento local”.
Repórter Brasília, Edgar Lisboa