Lira recebe visita oficial do presidente do Conselho de Representantes do Bahrein

Print Friendly, PDF & Email

(Crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

No Salão Negro da Câmara, Arthur Lira recebe Ahmed Bin Salman Al Musalam. Ao centro o deputado Paulo Bilynskyj.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recebeu na terça-feira (11) a visita oficial do presidente do Conselho de Representantes do Bahrein, Ahmed Bin Salman Al Musalam. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Câmara. Na quarta-feira (12), a Câmara realizou sessão solene para comemorar os 50 anos das relações diplomáticas Brasil-Bahrein.

Musalam lidera uma delegação oficial que terá encontros com parlamentares brasileiros para reforçar as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países. Ele também foi recebido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Parceiro comercial

“O Bahrein é um importante parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com trocas que já superaram os 2 bilhões de dólares em 2021. Precisamos impulsionar ainda mais nosso intercâmbio comercial e os investimentos”, afirmou Lira em suas redes sociais, após o encontro.

O Bahrein é um arquipélago situado no Golfo Pérsico, vizinho do Catar e da Arábia Saudita. É um país de grande riqueza petrolífera e que mantém relações diplomáticas com o Brasil desde a década de 70, mas apenas em 2021 foi inaugurada uma embaixada brasileira sediada no país.

Monarquia Constitucional

Oficialmente, o Bahrein é uma monarquia constitucional e possui um órgão bicameral composto por um conselho consultivo e um conselho dos representantes. A Assembleia Nacional possui 80 lugares formados a partir dos 40 membros eleitos do Conselho dos Representantes (câmara baixa) e os 40 membros da realeza do Conselho Consultivo (câmara alta).

Grupo parlamentar

Em 2022, a Câmara aprovou a criação do Grupo Parlamentar Brasil–Bahrein, para promover a cooperação internacional entre parlamentares dos dois países. A resolução que criou o grupo estabelece que a cooperação interparlamentar seja realizada por meio de visitas parlamentares, eventos, estudos, troca de experiências sobre matéria legislativa, intercâmbio de experiências parlamentares, entre outras atividades. O grupo parlamentar poderá manter relações culturais e de intercâmbio, bem como de cooperação técnica com entidades nacionais e estrangeiras.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados para celebrar a Data Nacional do Reino do Bahrein

A Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional do Bahrein marca a fundação do Estado Moderno do Bahrein durante a era do fundador Ahmad Al-Fatih, como um estado árabe muçulmano em 1783.

Embaixadores de países árabes e deputados que integram o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Bahrein também estiveram presentes.

Embaixador Bader Abbas Al helaibi, em pronunciamento, da tribuna, na Sessão Solene da Câmara dos Deputados, em homenagem ao Reino do Bahrein

Embaixador Bader Abbas Al helaibi

O embaixador do Reino do Bahrein, no Brasil, Bader Abbas Al helaibi elogiou o Poder Legislativo Brasileiro em promover a diplomacia parlamentar, que é atualmente uma das pedras angulares da diplomacia moderna, o que contribui para fomentar, ainda mais, as relações bilaterais entre o Reino do Bahrein e a República Federativa do Brasil.

Embaixadores de países árabes e deputados que integram o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Bahrein prestigiaram a sessão solene no Parlamento.

Parlamentares do Reino do Bahrein

No plenário Ulysses Guimarães, na Câmara, parlamentares brasileiros e do Reino do Bahrein, facilmente identificados pelos trajes. A esquerda, a deputada, Zainab Abdulameer.

O embaixador do Reino de Bahrein, no Brasil, Bader Abbas Al helaibi elogiou o Poder Legislativo Brasileiro em promover a diplomacia parlamentar, que é atualmente uma das pedras angulares da diplomacia moderna, o que contribui para fomentar, ainda mais, as relações bilaterais entre o Reino do Bahrein e a República Federativa do Brasil.

O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Bahrein. As trocas comerciais entre ambos alcançaram cifras inéditas recentemente”, disse o embaixador. Gostaria também de enfatizar o papel de liderança de Sua Majestade, o Rei, que Deus o guarde, como um defensor da paz, tanto em meu país, o Reino do Bahrain, ao adotar uma abordagem de diversidade e tolerância religiosa, quanto fora, ao apoiar amplamente os esforços internacionais para promover a paz e a prosperidade no mundo, em seu discurso.

GrupoParlamentar Brasil=Bahrein

O embaixador destacou o trabalho do Deputados Federais Eduardo Bolsonaro, Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein na câmara dos deputados, pela liderança destacada no desenvolvimento das relações bilaterais, ao Deputado Federal Paulo Bilynskyj e sua equipe por organizar o evento neste respeitável Parlamento. E também o Senhor Paulo Guedes, coordenador do grupo, pelo papel crucial que desempenha. O deputado Eduardo Bolsonaro e o senador Alan Rick, conversando antes da Sessão Solene onde os dois falaram sobre o meio século de relações entre o Brasil e Bahrein e a importância da atuação parlamentar nas relações entre os dois países.

Deputado Jalal Kadhem Al Mahfood-com-jornalista-Edgar Lisboa

Ao final o embaixador agradeceu aos membros do grupo e destacou, “estou ansioso pela visita de Vossas Excelências ao Reino do Bahrein no início do próximo ano, quando teremos a oportunidade de realizar a primeira reunião com os membros do parlamento do Bahrein. Será uma oportunidade para conhecerem o renascimento cultural e a atmosfera de tolerância e coexistência pacífica entre todas as religiões e comunidades em nossa Pérola do Golfo, o Reino do Bahrein. Politicamente, realizamos quatro reuniões de consultas políticas nos últimos cinco anos, refletindo o compromisso mútuo de fortalecer os laços de amizade e parceria estratégica em conformidade com as orientações de nossos líderes”.

Liderança de sua majestade

Bader Alhelaibi enfatizou ainda em sua fala no plenário o papel de liderança de Sua Majestade, o Rei, que Deus o guarde, como um defensor da paz, tanto em meu país, o Reino do Bahrein, ao adotar uma abordagem de diversidade e tolerância religiosa, quanto fora, ao apoiar amplamente os esforços internacionais para promover a paz e a prosperidade no mundo.” De dentro deste venerável congresso, gostaria de afirmar que o Reino do Bahrein apoia a solução de dois estados para alcançar a paz no Oriente Médio, encerrando todos os conflitos existentes, permitindo que todos desfrutem de estabilidade e prosperidade, longe de guerras e conflitos”, acentuou Al helaibi.

Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa com Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *