Embaixadora da Eslovênia, mostra com fotos de Cláudia Godoy, projeto Amigos das Abelhas no Quilombo África no Pará

Print Friendly, PDF & Email
Projeto Amigos das Abelhas, da embaixada da Eslovênia no quilombo África no Pará, fotos de Claudia Godoy

Com a presença de diplomatas, jornalistas e numeroso público, foi aberta na Câmara Legislativa do DF uma exposição de fotos sobre a Amazônia da jornalista e fotógrafa Claudia Godoy. A mostra tem o apoio da Embaixada da Eslovênia.

Claudia Godoy (ao centro) registra nas fotos  a implementação de um projeto que teve o empenho pessoal da embaixadora eslovena Mateja Kračun: a instalação de um meliponário com cerca de 30 colmeias no quilombo África, a três horas e meia de distância da capital paraense, Belém. As abelhas deverão ajudar a comunidade a preservar a floresta Amazônica, além de garantir uma renda extra.
A embaixadora Mateja Kračun, fala do projeto Amigos das Abelhas, no quilombo África na Amazônia
É importante lembrar que as abelhas introduzidas no quilombo são de espécie nativa do Brasil, sem ferrão, o que facilita a criação por mulheres e crianças. A exposição ficará em exibição até o início de agosto. As legendas das fotos são em forma de cordel, literatura típica do nordeste brasileiro.
Jornalistas Hélio Lima, Josiel Ferreira e Edgar Lisboa

A embaixadora eslovena até já colheu o primeiro mel do meliponário do Quilombo África. A diplomata fez questão de servir o mel durante a primeira exposição das fotos do projeto, na residência oficial da embaixadora, no mês de maio, em Brasília. Na ocasião a embaixadora lembrou a importância das abelhas para a biodiversidade do planeta e para a garantia da vida das próximas gerações.

A Eslovênia é a terra Natal de Anton Janša, o pai da apicultura moderna. Em função dos estudos de Janša as Nações Unidas instituíram o Dia Mundial da Abelha, lembrado em todo dia 20 de maio no planeta. Este dia funciona como um alerta da importância da preservação das abelhas, responsáveis pela polinização de cerca de 90% das frutas e verduras. As abelhas hoje são ameaçadas por pesticidas usados nas lavouras.
Repórter Brasília, Edgar Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *