Deputado Marcel van Hattem pede apoio de deputados da Holanda ao Rio Grande do Sul

Fotdo: Edgar Lisboa/TV Câmara

Deputados dos Paises Baixos recebidols, no Plenárioda Câmara dos Deputados, com manifestação de Marcel Van Hattem e boas vindas dos parlamentares brasileiros

O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS) acompanhou a visita de uma delegação formada pelo embaixador da Holanda, André Driessen, e por quatro deputados holandeses: Jan Paternotte, Dennis Ram, Ruben Brekelmans e Kati Piri. Pluripartidário, o grupo esteve pela primeira vez no Parlamento brasileiro na quarta-feira (8).

Na oportunidade, o parlamentar gaúcho, que é presidente da Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e proponente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Reino dos Países Baixos (Holanda), apresentou a situação atual que o Rio Grande do Sul está vivenciando após a catástrofe natural que assolou o Estado nas últimas semanas. Inicialmente interessado em saber um pouco mais sobre a posição geopolítica do Brasil, a delegação prontamente manifestou o seu apoio no sentido de colaborar com futuros projetos para conter a água em situações semelhantes advindas das fortes enchentes.

Foto: Leandro Sousa/Divulgação

“Neste momento em particular, em que o Rio Grande do Sul sofre tanto com as chuvas e com as enchentes, é reconfortante receber a manifestação de solidariedade dos nossos colegas parlamentares da Holanda, em primeiro lugar, e, em segundo lugar, de auxílio para posterior reconstrução. A Holanda passou pela maior enchente da sua história nos anos 50, quando mais de 1.800 pessoas pereceram. E, a partir daquele momento, foi criado o que nós conhecemos hoje por Holanda, com sistema de diques, com sistema de contenção de águas. E é por isso que a expertise holandesa será fundamental para o Rio Grande do Sul e para todo o Brasil’, afirmou Marcel van Hattem.

Repórter Brasília, Edgar Lisboa com Izyz Moreira/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *