“Combate à desinformação e a anticiência”, na 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia

Print Friendly, PDF & Email
Nina Santos

A pesquisadora e professora de Sorbonne, Nina Santos participou da mesa “Combate à Desinformação e a Anticiência”, na última quinta-feira (1), no Brasil 21, em Brasília. A desinformação, com foco em sua utilidade enquanto aparato de influência e engajamento político foi um dos principais temas debatido.

Combate a desinformação
Com coordenação da pesquisadora baiana, “O Desinformante” é o primeiro projeto jornalístico multiplataforma brasileiro dedicado exclusivamente a temas ligados ao combate à desinformação.  O portal é uma iniciativa do Aláfia Labe se dedica a produzir informações confiáveis sobre desinformação. Além disso, também se caracteriza como um ambiente de articulação entre diversos atores sociais engajados na construção de um espaço digital democrático. No mês de junho, o portal lançou uma página nova dedicada às eleições deste ano. A ideia é ter uma cobertura focada em eleições municipais, mas sem perder de vista os fenômenos de desinformação em processos eleitorais pelo mundo. A página tem também uma seção específica sobre IA e desinformação e pode ser acessada pelo link desinformante.com.br/eleicoes-2024/ .

“Estudar comunicação digital e suas influências políticas é de suma importância para compreendermos os fenômenos que têm surgido nos últimos anos”.

Nina Santos

Atualmente, Nina Santos é diretora do laboratório independente Aláfia Lab e pesquisadora na UFBA e na Université Panthéon-Assas. Ela também é professora da pós-graduação em Estratégias de Comunicação Digital da FGV e de mestrado em comunicação, sistemas de informação e mídia da Université Sorbonne-Nouvelle. Entre as atividades da pesquisadora, uma linha de estudo importante diz respeito à disseminação de (des)informação nas plataformas digitais e seus impactos políticos. Essa linha de pesquisa se torna cada vez mais relevante, principalmente com eleições marcadas pelo uso das redes sociais como fonte de influência política.Nina Santos também é coordenadora do portal desinformante, focado no estudo deste fenômeno.

O evento teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de pesquisadores de todo o Brasil, buscando fomentar discussões sociais relevantes.

Ao longo dos dias, foram discutidos temas como desenvolvimento científico e tecnológico, rumos da economia brasileira, sustentabilidade entre outros.

O debate contou com outros dois palestrantes: João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secom, e o deputado federal Orlando Silva.

Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa/ Fonte: Glaucia Pinheiro, Agência Criativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *