BRB atende a distritais e lança programa para superendividados

Print Friendly, PDF & Email
Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

Após uma série de debates na Câmara Legislativa do DF em torno do superendividamento de servidores públicos que recorreram ao Banco de Brasília e contrataram empréstimos junto à instituição, o BRB apresentou aos deputados distritais o programa “Crédito na Medida”, recém-lançado, que visa a solucionar os problemas enfrentados pelos correntistas que comprometeram mais de 40% da renda.

A comissão geral – quando a sessão ordinária é interrompida e a CLDF recebe convidados para tratar de temas de interesse da comunidade – foi proposta pela presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle, deputada Paula Belmonte (Cidadania), que destacou o envolvimento dos parlamentares, servidores e dos funcionários do banco na elaboração do programa. Também participou do evento, a presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Dayse Amarilio (PSB). O BRB esteve representado pelo seu presidente, Paulo Henrique Costa, e diretores de várias áreas.

Para aderir ao “Crédito na Medida”, entre outras condições, é necessário ser servidor do GDF e correntista do BRB. O banco identificou mais de 28 mil clientes aptos, que poderão escolher a melhor data, horário e canal de atendimento (chat, vídeo chamada ou presencialmente). É possível ser atendido, mediante agendamento, na própria agência ou na Quadra 509, Bloco B, Lojas 71/77, Sobreloja, Asa Sul. O BRB afirma que adotará “as melhores taxas e a personalização dos prazos para pagamento, permitindo melhor enquadramento à renda, com possibilidade de carência”.

O banco também se comprometeu a não disponibilizar novo crédito às pessoas que estejam na situação de superendividamento, a respeitar o limite de 40% da renda no caso de novos empréstimos, previsto na legislação, além de ofertar assessoria em Educação Financeira. O presidente do BRB ainda chamou a atenção para a capacitação de gerentes da instituição bancária, visando à “humanização do atendimento”.

Ainda acompanharam a apresentação do programa “Crédito na Medida”, entre outros convidados, Alexandre Ribeiro, da Defensoria Pública do Distrito Federal; José Carlos Medeiros de Brito, da Casa Civil; Elied Barbosa de Oliveira, presidente da Caixa de Assistência e Benefícios ao Servidor do DF; Dataniel Duarte, coordenador do Movimento em Defesa dos Laboratórios do SUS; e Jorge Montanha, vice-presidente da Associação Brasiliense de Apoio aos Servidores Endividados.

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF
Repórter Brasília/Marco Túlio Alencar – Agência CLDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *