Neste sábado, 17 de maio, fui até Águas Lindas de Goiás para visitar a ZM Combustível e conversar com o empresário José Fábio Leite — um exemplo de coragem no enfrentamento ao cartel dos combustíveis que assola o Entorno e o Distrito Federal há anos.
José Fábio está oferecendo gasolina a R$ 5,49, em uma promoção que segue até o final de maio. E o impacto disso já é enorme: centenas de brasilienses estão se deslocando até o município para abastecer por um preço justo. Gente que cansou de pagar caro por culpa de um esquema que sufoca a concorrência e destrói o poder de compra do trabalhador.
Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara Legislativa do DF, saí dessa visita ainda mais convicto de que precisamos fortalecer o diálogo entre quem vende, quem consome e quem fiscaliza. O diálogo entre o empresário que quer fazer diferente, o povo que está apoiando com sua presença e o poder público que precisa agir é essencial para romper com a lógica perversa imposta pelo cartel.
A gasolina é um dos itens mais inflacionários que existem. Quando ela sobe, tudo sobe: transporte, comida, vida. Por isso, apoiar iniciativas como a da ZM Combustível é também uma forma de resistir, de dizer não ao abuso e sim à justiça para quem trabalha.
Seguiremos fiscalizando, ouvindo, e agindo. Porque ninguém aguenta mais pagar o preço de um sistema que privilegia poucos e castiga milhões.
Chico Vigilante é Deputado Distrital Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara Legislativa do DF