A conquista histórica do artista neste domingo (11) por seu papel como Marcelo no longa de Kleber Mendonça Filho se soma a prêmio em Cannes e aumenta expectativa para o Oscar 2026.
Wagner Moura vence o Globo de Ouro 2026 de Melhor Ator em Filme de Drama. (Getty Imagens )
O cinema do Brasil voltou a fazer história no Globo de Ouro! O ator baiano Wagner Moura, de 49 anos, se tornou neste domingo (11) o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator (em Drama), por ‘O Agente Secreto’ em sua segunda indicação na premiação e após uma jornada de muitos prêmios, como o de atuação no Festival de Cannes.
Wagner Moura desbancou Joel Edgerton (‘Sonhos de Trem’), Jeremy Allen White (‘Springsteen’), Michael B. Jordan (‘Pecadores’), Dwayne Johnson (‘Smashing Machine’) e Oscar Isaac (‘Frankenstein
A vitória veio após a conquista na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa, totalizando dois prêmios, batendo recorde. Quem levou a estatueta em Melhor Filme de Drama foi o filme ‘Hamnet: A Vida Antes de Hamlet’, de Chloé Zhao.
Com o prêmio deste domingo (11), o artista se junta a Fernanda Torres como os únicos dois brasileiros a levar para casa a estatueta em uma categoria de atuação. Em 2016, Wagner Moura já havia alcançado conquista inédita ao ser indicado ao Globo de Ouro por interpretar Pablo Escobar na série ‘Narcos’, mas a vitória só veio dez anos depois.
Lula celebra vitória de ‘O Agente Secreto’: ‘Lindo capítulo da história do cinema brasileiro’
Agora, a expectativa para o Oscar 2026 cresce, com veículos internacionais especializados apostando em uma indicação a Melhor Ator por seu trabalho em ‘O Agente Secreto’, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho.
Essa foi a segunda vitória brasileira em uma categoria de atuação no Globo de Ouro. Antes, outras seis indicações já tinham chegado para brasileiros sendo três para Sônia Braga (duas por filmes e uma por seriado). Já Daniel Benzali, Fernanda Montenegro e o próprio Wagner Moura foram lembrados uma vez cada um.
Confira o discurso de Wagner Moura, com tradução simultânea para o português feita pela TV Globo, ao vencer o Globo de Ouro:
Wagner Moura discursa ao vencer Globo de Ouro de Melhor Ator de Drama
Nascido em 27 de junho de 1976 em Salvador, Wagner Moura tem uma das mais consagradas carreiras como ator no Brasil, além de ter se consolidado também no exterior com suas participações em filmes e seriados americanos. Moura ainda tem trabalhos como dublador, diretor, roteirista, produtor e músico.
Com papéis icônicos no Brasil como o empresário Olavo Novaes na novela das oito ‘Paraíso Tropical’; Capitão Nascimento nos filmes ‘Tropa de Elite’; Joaquim em ‘Saneamento Básico: O Filme’; João Zero em ‘O Homem do Futuro’ e muitos outros, Moura ainda se tornou marcante no cinema internacional.
O filme ‘Elysium’, de Neill Blomkamp, marcou sua estreia em Hollywood ao lado de Matt Damon, Jodie Foster e Alice Braga. Wagner Moura se destacou como dublador do lobo vilão em ‘Gato de Botas 2: O Último Pedido’; por sua atuação ao lado de Kirsten Dunst e Cailee Spaeny em ‘Guerra Civil’, de Alex Garland; por seu papel como Pablo Escobar na série ‘Narcos’ e também como Manny Carvalho na série ‘Ladrões de Drogas’.
Seu primeiro trabalho como diretor de longa-metragem foi ‘Marighella’, que estreou no Festival de Cinema de Berlim de 2019, e narra a luta do político e ativista brasileiro Carlos Marighella.
Quais são as próximas premiações de ‘O Agente Secreto’?
Depois do Globo de Ouro, o caminho do longa continua até o Oscar, que acontece no dia 15 de março. Confira os prêmios ao qual ‘O Agente Secreto’ está indicado ou passou para pré-listas.
Spirit Awards: Melhor Filme Internacional
Astra Film Awards: Melhor Ator em Filme de Drama (Wagner Moura); Melhor Filme Internacional
AARP Movies For Grownups: Melhor Filme Internacional
Utah Film Critics Association: Melhor Filme em Língua Não Inglesa
Lumières: Melhor Coprodução Internacional
Oscar*: Melhor Filme Internacional (pré-indicado); Elenco (pré-indicado),
Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa com CBN