Com incentivo do pai, deputado Filipe Martins, Maria Fernanda de 10 anos na sessão plenária da Câmara dos Deputados

Deputado Felipi Martins com Maria Fernanda, no plenário da Câmara dosn Deputados

Um momento diferente esta semana na reunião plenária da Câmara dos Deputados, em Brasília. O brilho de Maria Fernanda de 10 anos, levada a sessão pelo pai, o deputado Filipe Martins (PL/TO) onde recebeu o carinho dos parlamentares e foi incentivada a trilhar, no futuro, o caminho da política, com respeito à democracia e a defesa dos interesses, principalmente, dos jovens brasileiros. Apesar de apenas 10 anos, a presença de Maria Fernanda, no ambiente político, certamente, foi altamente instrutiva e cultural.

Democracia e Educação

A exposição de crianças e jovens ao ambiente político, como o Parlamento, pode ser altamente educativa e formativa. Levar uma criança ao plenário da Câmara dos Deputados, pode despertar nela o interesse por questões políticas e pelo funcionamento da democracia desde cedo. Sem dúvida, desperta o interesse cívico. Introduzir as crianças à política e à democracia ajuda a formar cidadãos conscientes, engajados e críticos. Isso é essencial para uma sociedade democrática e também para a educação.

Futuro está aqui

O pai, o deputado Filipe Martins, fala da preocupação com os filhos e argumenta: o futuro está aqui, na nossa frente. Tantas políticas hoje voltadas nas escolas, controversas, tudo o que a gente está vivendo, tudo que a gente acredita, e sendo que poderia estar pelo menos inserido a Constituição. Filipe Martins defende que algumas pautas do cenário nacional, já dentro das unidades escolares, com fatos importantes para a formação do jovem que no futuro pode contribuir para um país melhor.

Formação sadia

Além disso, acentua o congressista, de Tocantins,  “pode levar para a busca de temas de formação sadia, em vez de olhar para drogas e tantos outros problemas que cercam nossas crianças e jovens atualmente”.

Jovens preparados para o futuro

Felipe Martins quer que os jovens estejam preparados para o futuro. “Como diz o ditado: casa de ferreiro e espeto de pau. Eu quero fazer o contrário. Eu quero trazer a minha casa para dentro também, para ela ter luz, aonde ela estiver, dentro das escolas, junto com os amigos, ela poder discutir, debater, falar que sim, a política é uma coisa boa”.

Dia de alegria

Maria Fernanda e Filipe Martins numa das Comissões do Parlamento

“A visita da minha filha, Maria Fernanda, encheu o dia de alegria e trouxe ainda mais motivação para continuar trabalhando por um Brasil melhor para ela e para as futuras gerações.
Momentos como esse reforçam a importância de lutar por um futuro digno para todas as nossas crianças”, comemorou o pai orgulhoso, deputado Filipe Martins.

Gastos públicos, segurança e família

Dentro dos temas que o Congresso vem abordando, este ano, com debates em busca do melhor para a vida dos brasileiros, Filipe Martins destaca num rápido balanço, ao Repórter Brasília, “a fiscalização dos gastos públicos, a segurança, na área da família, creio que essas são as pautas basilares hoje. Nós estamos focados nisso”, assinalou o deputado.

Potencial e participação

O Brasil tem hoje, quase duas dezenas de habitantes entre 15 e 19 anos. Incluem-se aí, crianças de 10 a 15 anos, que tendo oportunidade mostram um alto potencial de participação na vida produtiva, cultural, social e política do país. Com um olhar infantil, podem dar sua contribuição.

Melhor caminho com olhar de crianças e jovens

São meninos e meninas que com a ajuda, incentivo e acompanhamento dos pais, possam contribuir com um olhar atento e diferenciado, para questões que afetam diretamente crianças e jovens como a discriminação, as altas taxas de evasão escolar, o desemprego, a mortalidade, a ausência de formação profissional, a segurança pública, encontrem caminhos para um viver melhor. Além da acuidade crítica, já cedo, na formação, demonstram disposição para transformar esse cenário, assumindo compromissos.

Conhecendo a atividade política

Maria Fernanda, de 10 anos de idade, com desenvoltura e respondendo sem timidez, as perguntas a ela dirigidas, com o incentivo do pai Filipe Martins, começou bem cedo a conhecer as atividades do Poder Legislativo. Ela dará uma boa contribuição aos colegas da escola, nos debates sobre os temas que podem ajudar para um ensino melhor, inclusive, na formação dos Jovens estudantes evitando a fakes News, cada vez mais presentes do dia a dia de todos.

Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *