Site de gestão apresenta serviços de prevenção à criminalidade desenvolvidos pela SSP-DF
Como parte da consolidação do DF Mais Seguro – Segurança Integral, nova política pública da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), foi lançado, nesta terça-feira (12), o Portal de Gestão e o Guia de Serviços da Segurança Pública, que disponibiliza as ações sociais e os serviços de prevenção à criminalidade desenvolvidos pela pasta e forças de segurança – polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e Detran-DF – em todo o Distrito Federal. O guia poderá ser acessado no site da SSP-DF.
O guia oferece os serviços que são monitorados pelo Portal OMNIS, em que é possível visualizar o número de projetos desenvolvidos pelas instituições, o público-alvo, as regiões administrativas atendidas e os eixos de segurança a que cada projeto pertence. O portal é um sistema informatizado para consolidação e acompanhamento de ações sociais e poderá ser acessado pelas forças de segurança para atualização de informações de forma sistemática.
“Essa é mais uma ação do nosso programa de segurança integral, lançado no último mês, que tem como um dos objetivos a melhoria de aspectos sociais que impactam na segurança e qualidade de vida da população. O Portal OMNIS é uma importante ferramenta de gestão para acompanhar, integrar e expandir projetos sociais na área de segurança. Por meio do dados do sistema, conseguimos ter uma visão geral das ações comunitárias realizadas pela segurança pública do DF e, com o guia, a sociedade pode participar das atividades desenvolvidas em sua região”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Integração
A iniciativa, inédita no Distrito Federal, contribui para integração de projetos, otimização dos recursos e padronização dos dados, garantindo mais transparência às ações e contribuindo para a melhoria da gestão.
“Além disso, poderá contribuir para a maior transparência e eficiência das atividades desenvolvidas”, Regilene Siqueira, subsecretária de Prevenção à Criminalidade
Para a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira, as ações e serviços institucionalizados no portal poderão auxiliar o gestor na tomada de decisões. “Além disso, poderá contribuir para a maior transparência e eficiência das atividades desenvolvidas”, explica.
DF Mais Seguro – Segurança Integral
O DF Mais Seguro – Segurança Integral foi dividido em cinco eixos temáticos alinhados com as principais necessidades da sociedade, promovendo a sinergia entre os órgãos governamentais, não governamentais e a sociedade civil, organizando, priorizando e coordenando iniciativas, ações, projetos e serviços para a segurança de todos.
O Eixo 1, o Cidade Mais Segura, desenvolve ações voltadas para a construção de espaços seguros, prevenção e mitigação de desastres e calamidades. O eixo inclui o sistema de videomonitoramento, que está em expansão, a operação DF Livre de Carcaças, controle de áreas de risco, prevenção de crimes pelo design ambiental, ou seja, com base na melhoria de desordens como mato alto e falta de iluminação, e, ainda, reordenação de trânsito e preservação de áreas públicas.
Já o Eixo 2 – Escola Mais Segura – busca ações de prevenção no ambiente escolar, para garantia de espaço saudável com objetivo de dar condições para desenvolvimento pleno de crianças e jovens em idade escolar. Uma das ações deste eixo é o protocolo de operações para o ambiente escolar, elaborado e pactuado em conjunto por várias instituições, organizações e agências para prevenção e atuação no combate à violência em escolas. A capacitação de jovens por meio do Curso e Promotor de Segurança Cidadã e as escolas de gestão compartilhada também integram o Eixo 2.
O terceiro eixo, o Cidadão Mais Seguro, promove a garantia de direitos, liberdades e garantias, envolvendo a sociedade civil e setores do governo, com base no enfrentamento qualificado à criminalidade por meio da inteligência tecnológica.
A proteção e defesa da mulher é uma das prioridades para a segurança e o Governo do Distrito Federal como um todo. As ações para redução dessa prática e, também, do feminicídio fazem parte do Eixo 4, o Mulher Mais Segura. Ele reúne medidas preventivas e tecnologias voltadas à proteção da mulher e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar e ao feminicídio.
O quinto eixo é o Servidor Mais Seguro. O objetivo é promover a qualidade de vida no trabalho, o aperfeiçoamento das habilidades e atenção à saúde dos profissionais de segurança pública.
Repórter Brasília/*Com informações da SSP-DF