A colônia de Pernambuco, na Capital da República, prestou, na noite desta terça-feira (28), uma homenagem aos 18 anos do Blog do Magno (Martins Martins) e, ao mesmo tempo, festejou o aniversário de Aristeu Plácido, o embaixador de Pernambuco no Distrito Federal. Com a presença parlamentares e jornalistas, o evento aconteceu, no Restaurante Camarada Camarão, no Shopping ID, na Asa Norte, em Brasília.
Políticos e jornalistas
Os deputados Ossesio Silva, deputado coronel Meira; Mozart Sales, Lázaro Medeiros, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o aniversariante Aristeu Plácido e os jornalistas Fernando Rego Barros, Plácido Fernandes, Renato Ferraz, Augusto Tenório, o anfitrião Magno Martins e a esposa Nayla Valença, entre outros.
Dezoito anos do Blog
Magno Martins, com uma longa história, de bons serviços, no jornalismo de Brasília e de Pernambuco comemorou, com estilo, os 18 anos do blog. Em Brasília ele atuou no Correio Braziliense, Jornal de Brasília, antiga Última Hora, Diário de Pernambuco, Agência Globo, O Globo, foi presidente do Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados, fundou a Agência Nordeste de Notícias.
O jornalista Magno Martins foi um dos pioneiros, na notícia online, Quando criou o blog, lá no Nordeste, em Pernambuco, andava pelo interior, fazendo palestras, para explicar o que era blog. Ele conta: “a matutada perguntava: o que é brogui ? Eu tinha que explicar que não era um jornal, que eram notícias , online, em tempo real. Tudo mudou muito rápido com a tecnologia”, acentuou Magno Martins, um dos jornalistas mais bem informado sobre o Nordeste no Brasil.
Mundo na nossa mão
“Quando faço minhas palestras eu digo que o mundo está na nossa mão, como está, agora, o celular na palma de sua mão, enquanto dou meu depoimento”, disse ao Repórter Brasília.
Mundo vai virar “só notícia online”
“Muitos jornais ainda insistem no papel, mas eu acho que isso não vai durar mais do que cinco anos”, afirmou Magno Martins, acrescentando que “ as próprias revistas, hoje, as tiragens são mínimas. O mundo vai virar só notícia online, no celular. E quem insistir em atuar fora disso, vai perder muito dinheiro. Se a gente acha que o blog, hoje é informação rápida, imagine, daqui a 10 anos, o que vai aparecer por aí”.
Com essa inteligência artificial, destaca o jornalista, “ eu posso fazer um comentário que faço todo dia para a rádio e a inteligência artificial vai lá e fala por mim”.
Produzir mentiras
O fake News, na opinião de Magno Martins, agora, com a derrota do veto de Lula hoje (28), ninguém sabe o que vai ser. ”O bolsonarismo, hoje, perpetuou a falsidade e a inverdade neste país ao permitir que durante a campanha eleitoral você possa produzir mentiras, fake News. Foi o maior retrocesso que nós tivemos no País”.
Repórter Brasília, Edgar Lisboa