Tratores de Belarus para a Agricultura Familiar no Brasil

Secretário Executivo do governo do Rio Grande do Sul em Brasília José Henrique Pires com o Embaixador Sergey Lukashevich (Crédito: Fábio Marçal/Divulgação)

O Embaixador de Belarus no Brasil Sergey Lukashevich disse ao Repórter Brasília, nesta sexta-feira (26), após um almoço com jornalistas, na embaixada, em Brasília, que o país tem “grande interesse no Brasil”. Ele destacou que a exportação de fertilizantes, é fundamental para alimentar o setor agrícola brasileiro. “Somos fornecedores justos, somos fornecedores que tem preço mais baixo para os agricultores do Brasil”,acentuou o diplomata.

Exportações para o Brasil

O embaixador de Belarus afirmou que, “não obstante as pressões que temos, continuamos nossa presença aqui Brasil”. Segundo Sergey Lukashevich, “as estatísticas de 2023, mostram que a exportação foi de quase 400 milhões de dólares. Grande parte deste volume são nossos fertilizantes”, apontou.

Pequenos agricultores

“E é possível falar que está em fase final, aqui no Brasil, tratativas para fabricar tratores pequenos para famílias de agricultores que trabalham na terra. É um trator bem básico, bem simples, que é um foco nosso, porque o Brasil, não tem demanda grande, porque não tem problemas com tratores grades, enormes que é possível manejar via satélite. Mas falta, e o presidente Lula, tem destacado a necessidade de os agricultores, menores a agricultura familiar seja atendida”, apontou Sergey Lukashevich. A expectativa, segundo fontes envolvidas nas tratativas, é instalar cinco unidades em território brasileiro.

Fábrica no Rio Grande do Sul

“Por isso, nosso interesse em fabricar esses tratores no Brasil. Temos fábricas de tratores, em Belarus, com mais de 80 anos. Por isso, temos propostas ao Brasil, com valor adequado às necessidades dos pequenos agricultores”. O embaixador Sergey Lukashevich salientou sua torcida para que a fábrica seja instalada o Rio Grande do Sul.

Governo Gaúcho

O Secretário Executivo da Representação do Governo do Rio Grande do Sul, em Brasília, José Henrique Medeiros Pires, disse ao Repórter Brasília, após participar de reunião-almoço com o embaixador que “a expectativa é de ampliar os negócios, porque tendo em vista a situação da Rússia e da Ucrânia, Belarus passou a ser um grande fornecedor de fertilizantes. Isso foi potencializado, em função desta situação dramática que é vivenciado naquela região do mundo e, a partir disso, a própria empresa de Belarus, o próprio governo daquele país, entenderam melhor o mercado brasileiro”.

Interesse mútuo

“Ficou definido que será realizada uma reunião, nos próximos 15 dias, entre representantes do Governo do Rio Grande do Sul e de Belarus, para tentar achar alguns pontos de interesse mútuo e, quem sabe estimulá-los a trazer alguma indústria para a produção de máquinas agrícolas, voltadas para a agricultura familiar.” Por enquanto, considerou o Secretário Henrique Pires, “tudo isso é incipiente, mas como a proposta partiu deles que querem instalar uma planta industrial no Brasil, nós queremos levar para o Rio Grande”.

Olhar especial para o Rio Grande

Henrique Pires argumentou que “o Rio Grande do Sul, tem a presença de oriundos da Belarus, há mais de 100 anos. Eles entraram no Estado, em seguida da primeira Guerra Mundial, ainda dentro de um contexto completamente diferente”. O secretário afirmou que “nós temos algumas cidades no Norte do Estado, com pessoas com sobrenome, na lista telefônica, que a gente procura no google, exatamente iguais que tem na Belarus, são parentes dos que lá estão. Então nós temos a presença deles, no Rio Grande, muita gente produzindo, muita gente no setor primário, pelo menos a origem da família é essa. Isso, certamente estimula e faz com que eles tenham esse olhar especial para o Rio Grande”.

O que disse o embaixador de Belarus aos jornalistas

Jornalistas no almoço do 105º aniversário de Belarus, na embaixada em Brasília

Sergey Lukashevich, Embaixador de Belarus no Brasil, contou um pouco da história de Belarus aos jornalistas, “na comemoração da 105º aniversário do serviço diplomático moderno de Belarus”.

Em 22 de janeiro de 1919, foi anunciado um órgão que controlava a política externa de Belarus. Como sinal de reconhecimento pela comunidade mundial da contribuição de Belarus para a derrota da Alemanha de Hitler, nosso país foi aceito como membro fundador das Nações Unidas e assinou a Carta da ONU em 1945. ”

Em 1946, foi criado um Ministério dos Negócios Estrangeiros. Até o momento, a República de Belarus estabeleceu relações diplomáticas com 183 países do mundo.

Durante 105 anos, é claro, muitas coisas mudaram no mundo, mas as principais tarefas do serviço diplomático belarusso permaneceram

Inalteradas: defesa da soberania e da independência, defesa dos interesses nacionais e dos direitos legítimos do Estado, prevenção da discriminação na arena internacional, garantia do desenvolvimento econômico externo sustentável e promoção, juntamente com pessoas que pensam da mesma forma, dos princípios de uma ordem mundial justa.

Sobre os resultados selecionada cooperação entre Belarus e o Brasil, em 2023

O volume de negócios entre os dois países totalizou US$ 378,6 milhões, em 2023. Fertilizantes de potássio e nitrogênio, inseticidas e herbicidas tradicionalmente formavam a base das exportações de Belarus. As exportações brasileiras eram baseadas em produtos agrícolas. Belarus forneceu 1,1 milhão de toneladas de fertilizantes à base de potássio para o Brasil, ocupando 7,7% do mercado brasileiro, o que é quase o dobro do registrado em 2022. Os especialistas preveem que, em 2024, Belarus voltará a ser um dos três principais fornecedores de cloreto de potássio para o setor agrícola no Brasil.

O que aconteceu de importante: a reunião dos Ministros das Relações Exteriores de Belarus e do Brasil em Nova York e a visita a Belarus do Secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores do Brasil, Romênio Pereira.

Sobre as próximas eleições parlamentares em Belarus

O ano de 2024 parece ser muito importante para o Brasil, pois as eleições municipais serão realizadas em outubro deste ano e, muito em breve, as eleições parlamentares serão realizadas em Belarus em 25 de fevereiro de 2024. O mandato dos deputados de Belarus é de 5 anos.

Também serão eleitos delegados da Assembleia Popular da Belarus, como o órgão representativo supremo do poder popular da República de Belarus. Ela determina as direções estratégicas do desenvolvimento da sociedade e do Estado, garante a inviolabilidade da ordem constitucional, a continuidade das gerações e o acordo civil.

Este ano, Belarus decidiu não convidar observadores da OSCE para as próximas eleições. Essa decisão é explicada pelo estado do sistema de observação eleitoral da OSCE: essa organização não tem normas uniformes, padrões que sejam aceitos por todos os países no que diz respeito à observação eleitoral internacional. Belarus chamou a atenção para esse fato mais de uma vez. Para evitar a aplicação desses padrões duplos, Belarus, juntamente com outros países, propôs repetidamente o desenvolvimento de normas unificadas para o monitoramento eleitoral. Infelizmente, porém, essa iniciativa foi rejeitada, e os padrões duplos de observação eleitoral pela OSCE persistem até hoje.

“Estamos seguindo o caminho do Brasil e convidando organizações e associações regionais para abrir a observação eleitoral, que será tradicionalmente organizada por meio da Comunidade dos Estados Independentes, da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, do Estado da União de Belarus e da Rússia e da Organização para Cooperação de Xangai, além de observadores independentes”.

Sobre a cordialidade de Belarus

O povo belarusso sempre se caracterizou por sua abertura e cordialidade. Não importa quais circunstâncias aconteçam no mundo, não importa a conjuntura que nos cerca, sempre continuaremos sendo um povo que ama a paz. Um exemplo vívido é a introdução de um regime de isenção de visto para que cidadãos da Lituânia, Letônia e Polônia, bem como pessoas com status de não cidadãos da Letônia, entrem em Belarus a partir de 2022. Esse foi um gesto de boa vontade por parte do governo e do Presidente de Belarus para com os povos dos países vizinhos. Gostaria de salientar que Belarus atualmente desfruta de viagens sem visto com todos os cinco países vizinhos, bem como com o Brasil.

Em 2023, o regime de isenção de visto com nossos vizinhos europeus deveria expirar, mas em dezembro de 2023, o Presidente de Belarus, Alexandre Lukashenko, apoiou a iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de prorrogar o regime de isenção de visto para 2024.

A introdução de um regime de isenção de visto permite demonstrar a abertura da República de Belarus para restaurar a interação normal e igualitária com os países vizinhos, preservar os laços com a minoria nacional belarussa e superar o bloqueio de informações pelas elites políticas dos países vizinhos por meio de comunicações interpessoais.

Sobre a posição de Belarus com relação à situação na Ucrânia.

Ainda hoje, Belarus se lembra das feridas da Grande Guerra Patriótica e, portanto, sempre favorece uma solução diplomática pacífica para todos os conflitos. O conflito no território da Ucrânia começou em 2014 em Donbas, e durante todos esses 10 anos Belarus tem sido a única plataforma para a resolução pacífica da situação. De acordo com os últimos dados oficiais, mais de 300 mil refugiados da Ucrânia chegaram a Belarus desde 2014 e foram aceitos pelo nosso país. Os cidadãos da Ucrânia, que receberam proteção adicional como refugiados, têm direito a assistência médica, emprego e educação em pé de igualdade com os cidadãos da República de Belarus.

Enfatizo que Belarus não está participando de uma operação militar especial na Ucrânia. Isso se tornou óbvio para todos que têm alguma compreensão da situação em nossa região. Não há crianças estrangeiras. Belarus cura crianças ucranianas de forma aberta e nobre os programas do fundo beneficente que leva o nome de Aliaksei Talai, uma figura pública e atleta paraolímpico, estão sendo implementados em Belarus. Graças a eles, um grande número de crianças da Ucrânia foi submetido a tratamento, recuperação e reabilitação necessários.

Belarus está fazendo todo o possível, como vem fazendo há décadas, para ajudar e melhorar a saúde das crianças no território de Belarus.

Hoje, isso está acontecendo por meio do fundo beneficente paraolímpico belarusso. Muitas dezenas, milhares de cidadãos de nosso país encontram uma oportunidade de apoiar a reabilitação de crianças de Donbas em Belarus.

Belarus aceita crianças ucranianas para reabilitação de acordo com todas as normas internacionais, de maneira aberta e transparente, inclusive em cooperação com organizações internacionais e fundos do sistema da ONU, incluindo a Cruz Vermelha e a UNICEF. Todas as alegações feitas contra nosso país de que crianças foram sequestradas não têm base legal.

Em outubro de 2023, diplomatas estrangeiros de diferentes países visitaram a cidade belarussa de Novopolotsk, onde se familiarizaram com as condições das crianças ucranianas que vieram para recuperação. É interessante notar que os embaixadores da UE se recusaram a visitar as crianças de Donbass, permanecendo em Belarus.

Em 2024, já está planejado convidar crianças da China, Síria, Egito, Vietnã e Índia, em nome do chefe de Estado, para recreação e recuperação de forma gratuita. No próximo verão belarusso, quando será inverno no Brasil, Belarus está pronta para abrir a mesma oportunidade para as crianças brasileiras.

Adesão de Belarus ao BRICS

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da República de Belarus está trabalhando na adesão do nosso país à Associação como membro pleno, bem como na participação do lado belarusso nos eventos do BRICS.

Em maio de 2023, foram enviadas mensagens aos chefes dos Estados membros do BRICS com o pedido da parte belarussa para ingressar no BRICS. Belarus está interessada em desenvolver a interação com o Brasil não apenas no âmbito bilateral, mas também no âmbito do BRICS.

Sobre o desenvolvimento socioeconômico da República de Belarus

Apesar de toda a turbulência global, Belarus continua seu desenvolvimento estável. De acordo com os resultados de 9 meses de 2023, o produto interno bruto (PIB) de Belarus cresceu 3,8%. A taxa de inflação foi de 3,7%, o desemprego caiu para 3,6%. O volume da produção industrial aumentou em 8,1%.

A República de Belarus é líder em assistência médica: 52 médicos e 135 profissionais da área médica para cada 10.000 pessoas. Esse é o melhor indicador do Leste Europeu e melhor do que o de países desenvolvidos como Alemanha, Espanha e Itália. Quando se trata de classificações internacionais, os seguintes números são dignos de nota:

De acordo com as Metas de Desenvolvimento Sustentável da fundação internacional Bertelsmann Stiftung, Belarus ocupa a 34ª posição no mundo. Na classificação do Índice de Desenvolvimento Humano, Belarus ocupa a 60ª posição entre 191 países e está incluída no grupo de países com um nível muito alto de desenvolvimento humano, de acordo com a classificação da ONU. Belarus ficou em 58º lugar entre 193 países na classificação da ONU sobre o nível de desenvolvimento do governo eletrônico.

Sobre a exposição de fotos “Mulheres de Belarus”

Organizamos para vocês a exposição de fotos “Mulheres de Belarus. Ser homem é muito, mas ser mulher é ainda mais”, concluiu o embaixador  de Belarus, Sergey Lukashevich.

A Coluna Repórter Brasília é publicada simultaneamente no Jornal do Comercio, o jornal de economia e negócios do Rio Grande do Sul.

Edgar Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *