PSD discute futuro da sigla para as eleições gerais de 2026

Por Edgar Lisboa

Com a presença do alto comando do partido, o PSD com quase 900 prefeituras conquistadas e a gestão de orçamentos municipais que somam mais de R$ 234 bilhões, celebrou na quarta-feira (27/11), em jantar no Brasília Palace Hotel, o resultado das eleições municipais e marcou o início das discussões sobre o futuro da sigla nas eleições gerais de 2026, reforçando sua posição como uma das maiores forças políticas do País.

Otto Alencar, André Kubitschek, Paulo Octávio, Gilberto Kassab e convidados –  (crédito: Mariana Campos/CB/D.A Press)

Na ocasião, as lideranças do PSD parabenizaram os prefeitos eleitos pelo pleito municipal de 2024 e   uma nova aposta política do partido foi reforçada: André Kubitschek, bisneto do ex-presidente e fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek. Filho do empresário e ex-governador do Distrito Federal Paulo Octávio –  presidente do PSD, no Distrito Federal – e de Anna Christina Kubitschek, neta de JK, André ficou na suplência em 2022 para deputado federal. Para 2026, a expectativa é que ele concorra novamente. O cargo ainda não foi definido.

Paulo Octávio parabenizou os prefeitos eleitos pelo pleito municipal de 2024 e enalteceu o destaque do PSD nas urnas. “Parabéns a todos os prefeitos eleitos. Estamos em uma comemoração principalmente pelos excelentes resultados do nosso partido no pleito em todo o Brasil. Uma eleição de quase 900 prefeitos que fizemos. O que é importante é que nós tivemos mais ou menos 1800 candidatos e foram eleitos quase 900, cerca de 52%”, destacou.

Política poder de transformação

André Kubitschek disse acreditar na política como poder de transformação. “A política é uma das ferramentas mais importantes para a gente mudar o quadro do nosso país. Eu quero estar trabalhando com cada um de vocês e parabenizo todos os prefeitos que foram eleitos agora”, afirmou.

O PSD, de Gilberto Kassab, foi a agremiação que levou mais prefeituras neste ano, um total de 887. Entre as capitais, ganhou no Rio de Janeiro, com Eduardo Paes, em Belo Horizonte, com Fuad Noman, em São Luís, com Eduardo Braide, e em Curitiba, com Eduardo Pimentel.

Um partido em expansão

Gilberto Kassab, Paulo Octávio e Deputado Antônio Brito (Crédito: Vanessa Castro/Divulgação)

Em seu discurso, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, destacou o crescimento do partido e a importância de consolidar os resultados obtidos. “O PSD hoje é talvez um dos maiores partidos do Brasil, sem a menor dúvida, quase 900 prefeitos, capitais importantes. O importante agora é nos organizarmos, avaliarmos o resultado dessas eleições e identificarmos os melhores candidatos para encampar as nossas propostas para 2026. Que possamos mostrar para o Brasil que há um partido que realmente quer dar sua contribuição na construção de um Brasil melhor,” afirmou Kassab.

O líder do PSD na Câmara, Antônio Brito, também celebrou o êxito alcançado em 2024, atribuindo o resultado ao planejamento estratégico da sigla. “O PSD teve um grande êxito nessa eleição de 2024, resultado de um trabalho planejado do presidente Gilberto Kassab e de todos os diretórios, senadores, deputados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que se elegeram. O futuro é ter um partido de centro, com diálogo, que possa dar essa opção ao Brasil, com foco nas áreas sociais e no liberal, tudo o que o partido preconiza,” acentuou.

Planejamento para 2026

O presidente regional do PSD-DF, Paulo Octávio, reforçou o compromisso da legenda com o debate político e a ampliação de sua base parlamentar. “O Brasil precisa discutir política com seriedade, e o PSD está disposto a fazer esse tratado de bom entendimento com a sociedade brasileira. Esse crescimento na eleição de prefeitos é apenas um dos primeiros passos para uma consolidação, quem sabe uma candidatura à Presidência da República, lançando muitos governadores na próxima eleição. Pretendemos, na próxima eleição, apresentar novos nomes para deputados federais, pessoas que compartilham nossos ideais, assim como aumentar a bancada de distritais,” pontuou.

Momento de união

Além das projeções para o futuro, o jantar teve um tom de celebração e união entre os membros do PSD. Antônio Brito destacou o ambiente de integração proporcionado pelo evento. “Poucos partidos no Brasil podem confraternizar como o PSD tem feito, com senadores, deputados e prefeitos, sob a liderança do Kassab, o que demonstra que o partido está acertando e zelando pelo nosso país,” completou o deputado.

Gilberto Kassab também agradeceu pelo desempenho do partido. “É o respeito que o PSD tem recebido hoje no país. As manifestações de apreço, de torcida que continuem seu crescimento, isso mostra que estamos no rumo certo. Bons líderes, bons projetos, bons quadros e, principalmente, com muita militância chegando. Muitos jovens, muitas mulheres, muitos que querem contribuir para fortalecer o projeto que é bom para o Brasil”, destacou.

Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *