“A partir de hoje, sou um cidadão nacional”, afirmou o ex-presidente Michel Temer, ao agradecer o título de Cidadão Honorário de Brasília. Ele descreveu seu sentimento de encantamento por Brasília, cidade onde viveu por 36 anos. “Me sinto enaltecido e honrado”, revelou. O ex-presidente fez, ainda, uma ampla defesa da Constituição Federal e dos princípios democráticos, em especial do princípio da paz.
Prestígio nos três Poderes
Autoridades dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, prestigiaram a sessão solene de entrega do título de Cidadão Honorário de Brasília ao ex-presidente da República, Michel Temer, ao secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, e ao conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Engels Muniz.
A cerimônia presidida pelo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Wellington Luiz (MDB), contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB), dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, parlamentares, personalidades do mundo jurídico e político, numa homenagem sem cores partidárias, apesar de algumas manifestações de militantes partidários tendo como foco principal, o ministro Alexandre de Moraes, sem maiores consequências e dentro do que já era esperado.
Proposta da Homenagem
O título de Cidadão de Brasília aos três homenageados foi proposto pelos deputados distritais, Iolando e Hermeto (MDB), ocorreu na noite desta quarta-feira (3), com o auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal lotado e com a presença de autoridades dos Três Poderes da República.
Ibaneis
O governador Ibaneis Rocha elogiou os novos Cidadãos Honorários. “O presidente Temer tem uma história na política brasileira, é uma das maiores lideranças do meu partido, o MDB. Fez muito pelo Brasil no período que teve, tanto na vice-Presidência quanto na Presidência. Foi presidente da Câmara, é uma história de vida dedicada à política brasileira. E o Gustavo Rocha é meu secretário, eu conheço há muitos anos, ainda na advocacia. Ele é um advogado reconhecido aqui no DF e o Engels também, os dois têm uma história dentro do governo, trabalharam no Ministério dos Direitos Humanos e eu tenho um prazer muito grande de poder trabalhar todos os dias com o Gustavo Rocha”, elogiou Ibaneis Rocha.
Laureados
Natural de Tietê (SP), o ex-presidente da República Michel Temer foi procurador-geral de São Paulo, onde também comandou a Secretaria de Segurança Pública e exerceu mandatos como deputado federal. Foi eleito vice-presidente na chapa com Dilma Rousseff nas eleições de 2010 e 2014, tendo assumido a Presidência após o impeachment de Dilma, em 2016, posto que ocupou até 1º de janeiro de 2019.
Gustavo do Vale Rocha
Gustavo do Vale Rocha, por sua vez, é jurista, advogado, professor e mestre em políticas públicas. Assumiu a Casa Civil do DF em junho de 2020 após passagem pela Secretaria de Justiça e Cidadania entre 2019 e 2020. Iniciou a trajetória profissional como funcionário do Banco do Brasil. Foi ministro dos Direitos Humanos e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.
Agradecimento ao amigo Ibaneis
Em sua fala, o mineiro Gustavo Rocha lembrou de quando chegou a Brasília e de tudo o que construiu na capital. “Moro em Brasília desde 1975. Toda minha formação foi feita aqui em Brasília, aqui casei com a Marcela e tive meus filhos, Bruno e Pedro. É uma alegria estar aqui e é uma honra ainda maior receber essa homenagem ao lado de duas pessoas muito queridas. Agradeço ao ex-presidente Michel Temer por ter trabalhado em seu governo. Agradeço também ao meu amigo governador Ibaneis Rocha, é uma alegria fazer parte do seu governo”, pontuou Gustavo Rocha ao receber o título de Cidadão Honorário.
Engels Muniz
Já Engels Muniz é natural de Salvador (BA), advogado graduado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e especialista em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele também foi chefe de gabinete da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, e secretário executivo e ministro interino dos Direitos Humanos. Muniz integra o CNMP desde 2021.“Brasília me deu um diploma, uma profissão de advogado e uma nova fase da minha vida, que é a minha família”, agradeceu Engels Muniz.
Wellington: “prestação de serviço ao povo de Brasília”
Ao comentar sobre a sessão solene, o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz disse que os homenageados “têm uma prestação de serviço importantíssima para o povo de Brasília. E o ex-presidente da República, sem dúvida nenhuma, se destaca por tudo que ele fez”.
Reconhecimento ao ex-presidente
O autor da homenagem a Michel Temer, deputado Iolando (MDB), afirmou que a honraria é um reconhecimento à longeva trajetória do ex-presidente em prol da sociedade brasileira. Temer é “exemplo palpável do sonho brasileiro, uma demonstração viva que nesse País é possível ascender mediante o estudo, a dedicação e a firmeza de propósitos”, disse, ao citar as conquistas jurídicas e políticas, especialmente o período em que ocupou a presidência da República (31/8/2016 a 1/1/2019). “A gestão Temer foi marcada por reformas estruturais e por uma visão de futuro que buscamos resgatar”, avaliou.
“Amor e respeito por Brasília”
O parlamentar acrescentou que o ex-presidente demonstrou “profundo amor e respeito por Brasília e, como verdadeiro estadista, compreendeu a relevância dessa cidade não apenas como capital federal, mas como símbolo de unidade e esperança para todos os brasileiros”.
Por sua vez, o deputado Hermeto (MDB), autor da concessão dos títulos ao secretário Gustavo Rocha e ao conselheiro Engels Muniz, narrou a vida, o currículo e a proximidade dos homenageados com Brasília.
Integridade e simplicidadde
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), destacou a integridade e a simplicidade com que Michel Temer sempre exerceu sua liderança, ao revelar que, nos momentos difíceis de governo, busca Temer como “conselheiro pessoal”.
Ibaneis relatou também a dedicação do secretário Gustavo Rocha, seu “braço direito”, e as contribuições de Engels Muniz. Para o governador, “a CLDF acertou na indicação desses três nomes para receber os títulos”.
Já a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), salientou o “enorme legado” de Michel Temer, e as “brilhantes carreiras” de Gustavo Rocha e Engels Muniz.
Alexandre de Moraes: “Capacidade de diálogo”
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, contou que teve a oportunidade de trabalhar com os homenageados durante o governo de Michel Temer, quando foi ministro da Justiça. “Foi um presidente sério e trabalhador, que transitava pelos três poderes com grande capacidade de diálogo”, opinou, ao manifestar publicamente sua admiração por Temer. Alexandre de Moraes também apontou a trajetória jurídica “brilhante” de Gustavo Rocha e Engels Muniz.
Para o ministro Dias Toffoli, do STF, a solenidade mostrou um momento de alegria e descontração em que o DF reconheceu o trabalho fenomenal dos três homenageados.
De acordo com o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador Marcos Augusto de Sousa, as honrarias foram escolhas acertadas da CLDF porque os homenageados são pessoas intimamente ligadas à vida do DF.
Também do TRF1, o desembargador Hércules Fajoses, que trabalhou por uma década com Temer, exaltou as qualidades do ex-presidente, a quem adjetivou de “mestre”, como a serenidade, a imparcialidade e a capacidade de saber ouvir com a mente aberta. Como amigo de Gustavo Rocha e Engels Muniz, Fajoses considerou que ambos são agentes públicos vocacionados, disponíveis e incansáveis na busca por soluções. “São homenagens justas”, reforçou.
“Merecidíssimas”, endossou o presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), desembargador José Cruz Macedo. Do mesmo modo, o conselheiro Márcio Michel, presidente do Tribunal de Contas do DF (TCDF), salientou a “grandiosa homenagem” ao estadista Temer e aos competentes Gustavo Rocha e Engels Muniz.
Esposa de Gustavo Rocha, a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, ressaltou o comprometimento de Temer com o País, a bem-sucedida carreira de Engels Muniz e o caráter de Rocha. “Vocoê é minha referência”, disse ao marido.
Muitos sonhos
Em Brasília há 18 anos, Engels Muniz contou que tinha muitos sonhos quando chegou na cidade, mas nenhum deles se equipara com a noite de hoje, quando recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, cidade onde se sente “feliz”, e juntamente com dois homenageados que ele tanto admira.
“É uma alegria muito grande”, assinalou Gustavo Rocha. “Esta honra é ainda maior porque estou recebendo essa homenagem ao lado de dois amigos, Michel Temer e Engels Muniz”, assegurou.
Diversas personalidades da esfera federal e local, como ministros, parlamentares, desembargadores e secretários de Estado cumprimentaram os homenageados no evento.
Repórter Brasília, Edgar Lisboa