Importância para Caiado, vitória de Mabel

Empresário Sandro Mabel com Caiado (Crédito: Hegon Corrêa, União Brasil)

O empresário e ex-deputado federal, Sandro Mabel (União Brasil/GO), prefeito eleito, mais rico das capitais, tem fortuna de patrimônio declarado, de R$ 313 milhões, destacou a importância de sua vitória, à Prefeitura de Goiânia, para o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que, “tem feito um governo espetacular aqui no Estado, em muitas áreas, segurança, educação, problemas sociais. Eu acho que é um bom ponto de partida”. Caiado é pré-candidato ao Palácio do Planalto, em 2026, conforme já confirmou, ao Repórter Brasília, em duas entrevistas.

Principais desafios

Sandro Mabel afirmou, nesta segunda-feira (28), que tem uma experiência administrativa de longa data. “Mais de 50 anos que eu faço gestão. Então eu já tenho mapeado uma série de problemas e uma série de soluções”.

Ano de ajustes

O prefeito eleito de Goiânia anunciou que “tem que dar uma enxugada na prefeitura, porque ela vai passar por uma dívida, muito grande. Esse primeiro ano vai ser um ano que tem muitos ajustes, ao mesmo tempo que nós vamos aproveitar, o que pode ser feito esse ano com dinheiro de governo federal, com emendas, mesmo no particular, através de Parceria Público Privada (PPP), nós vamos colocar muita coisa para andar”.

Saúde e limpeza da cidade

O empresário Sandro Mabel afirmou que, o que ele vai priorizar agora, é principalmente, a saúde e a limpeza da cidade. ”A cidade está horrível, cheia de lixo, por tudo quanto é canto. Então nós vamos fazer uma grande limpeza na cidade, colocar um sistema de lixo para regularizar, a coleta voltar ao normal e a saúde, que está completamente colapsada”.

Decepcionado com Bolsonaro

Questionado, em entrevista, na CBN, se sua vitória era também contra Jair Bolsonaro, respondeu: “acredito que sim. Ele jogou muito duro aqui. Eu tenho uma amizade com ele há muitos anos. Eu fiquei muito decepcionado”.

Candidato fraco

Na opinião de Sandro Mabel, “Bolsonaro tentou dar para Goiânia um prefeito, que é um candidato muito fraco, que disputou com a gente. Um candidato que não tinha nenhum conhecimento, nunca tinha trabalhado”. Ele referia-se a Fred Rodrigues, do PL.

Uma causa de poder

De acordo com Sandro Mabel, “é muito ruim, você pensar, uma cidade desse tamanho, ser disputada e apoiada só por causa do poder. Então, graças a Deus, nós conseguimos vencer aqui. O Caiado estava muito preocupado com a cidade e, juntos, nós vamos fazer um bom governo. Então, eu fiquei muito decepcionado com Bolsonaro”.

Recado das eleições

Na avaliação de Sandro Mabel, o recado das eleições é que “tem que ter um trabalho de centro. Aqui nós ganhamos a eleição porque nós somos de centro-direita, nós somos de centro. Então nós conseguimos, no segundo turno, aglutinar outros partidos que não concordavam com o extremismo”.

Direita organizada

Sandro Mabel, admite que Ronaldo Caiado e Tarcísio de Freitas, são novas lideranças, de direita, que pode substituir Bolsonaro. Ele ressalta, entretanto, que “o peso do Bolsonaro sempre será grande. Bolsonaro tem uma visão, ele fez um grande trabalho, ele fez com que aparecesse a direita, que não existia no País, e hoje tem essa organização”.

Forte radicalização

“Essa organização acabou criando uma radicalização muito forte e essa radicalização está fazendo com que a direita se dívida, e tem que encontrar um ponto de equilíbrio”, acentua Sandro Mabel. De acordo com o prefeito eleito de Goiânia, “aí que eu entendo que vamos ver aonde surgem Caiados, Tarcísios, surgem outros mais que irão substituir, principalmente se o Bolsonaro ficar inelegível”, apontou Sandro Mabel.

A Coluna Repórter Brasília é publicada simultaneamente no Jornal do Comercio, o jornal de economia e negócios do Rio Grande do Sul.

Edgar Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *