GDF Mais Perto do Cidadão leva ações para toda a família em Ceilândia

No primeiro dia da ação promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania, gestantes e mães participaram de curso de como cuidar dos seus bebês

A família de Renato e Bianca Mariano, encontrou todos os serviços que buscava em um mesmo local. O caçula Samuel, 5 anos, pela primeira vez, teve contato com as peças de xadrez. O mais velho, Bernardo, 12 anos, cortou o cabelo, andou nos carrinhos de corrida e ficou impressionado com tantas pessoas sendo atendidas ao mesmo tempo. “Nossa, que lugar interessante”, disse ele. Tudo isso foi ofertado nesta sexta-feira (13), primeiro dia do GDF Mais Perto do Cidadão, em Ceilândia, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).

Já a esposa do Renato, Bianca, foi uma das 100 participantes da campanha Nasce uma Estrela, um curso destinado a gestantes e mães de recém-nascidos. “Eu não sou mãe de primeira viagem. Vou ter o terceiro filho. Mas vim aqui buscar mais conhecimento, esclarecer dúvidas sobre o parto, sobre amamentação. Tudo foi muito válido”, contou.

Bianca Mariano e família: ela foi uma das 100 participantes da campanha Nasce uma Estrela, um curso destinado a gestantes e mães de recém-nascidos | Fotos: Divulgação/Sejus-DF

Essa é a terceira edição do Nasce uma Estrela, que anteriormente foi realizada em São Sebastião e no Paranoá, onde 290 mulheres já foram contempladas. A iniciativa oferece informações essenciais para as futuras mães, abordando temas como cuidados com os bebês recém-nascidos, além de apoio às mães no pós-parto e puerpério. Ao final do curso, as mulheres receberam um certificado e uma bolsa, confeccionada por reeducandas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), contendo manta, fraldas e roupas.

A secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, conversou com as mães presentes no curso e ressaltou que o Nasce uma Estrela é um espaço onde as gestantes podem conviver e trocar experiências. “É também um momento especial para celebrarmos a maternidade. Nosso intuito é levar acolhimento, suporte e conhecimento às futuras mães”, declarou.

Serviços mais próximos do cidadão

Além do projeto Nasce uma Estrela, a última edição de 2024 do programa GDF Mais Perto do Cidadão oferece uma série de serviços gratuitos e já tradicionais à população, como atendimentos do Na Hora, da Sejus, da Polícia Civil, e de outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

Yara Neves recebeu uma muda de cajueiro do Brasília Ambiental

Diversos moradores de Ceilândia e região também buscaram atendimento do Na Hora, como foi o caso de Taiane Souza, 35 anos, que foi atendida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e saiu muito satisfeita com o atendimento e a eficiência do serviço. “Foi ótimo, porque eu não estava conseguindo resolver por telefone, e hoje consegui encaminhar de forma rápida”, destacou.

Uma das novidades é a oferta de mudas de plantas pelo serviço do Instituto Brasília Ambiental e dicas sobre o manejo de plantas frutíferas. Yara Neves, de 28 anos, moradora do assentamento Che Guevara recebeu uma muda de caju para plantar e conversou com os agentes do Brasília Ambiental e disse que a iniciativa é maravilhosa para incentivar as pessoas a plantarem mais. “Vou plantar essa muda de caju no meu quintal, junto com as demais árvores frutíferas que já plantei”, afirmou ela.

Além disso, a 43ª edição do programa terá um especial de Natal, com apresentações artísticas e brincadeiras para crianças. A participação do Papai Noel marcará o evento neste sábado (14).

Serviço
GDF Mais Perto do Cidadão – Ceilândia
Data: Sábado (14)
Horário: das 9h às 12h
Endereço: Praça do Trabalhador, ao lado da Administração Regional de Ceilândia – Setor M, QNM 13.

Repórter Brasília/*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *