A natureza é uma professora encantadora, certamente em algum momento já fomos tomados de admiração e extraímos belas e práticas lições que se encontram na criação, por isso mesmo, existem na atualidade fortes movimentos que incentivam a contemplação do mundo criado, da imensidão do mar, da beleza dos céus, da sincronicidade das estações, e passando pelos espetáculos mais exóticos, tornamo-nos espectadores do show da vida revelado na natureza.
É, no entanto, no exemplo da águia que encontramos um das mais fascinantes expressões de beleza e superação. É sabido que as águias constroem seus ninhos em lugares altos, ao contrário de outras espécies de aves, que às vezes os fazem no chão ou em alguma pequena árvore. Quando a águia está para dar à luz, ela inicia o processo de construção do ninho do filhote que está por vir, geralmente utilizando-se de gravetos que foram coletados onde a águia um dia esteve, por isso, ao mesmo tempo em que o ninho é novo, também carrega a simbologia da história e da trajetória da mãe águia que o constrói.
Quando o filhote nasce, encontra um lugar seguro onde possa viver seus primeiros dias, no entanto, com o passar dos dias, semanas e meses, o ninho vai ficando pequeno e a nova águia vai começando a sentir o desconforto. Não poderia ser diferente, pois o objetivo inicial era exatamente que em algum momento o filhote deveria alçar seu primeiro voo solo, no entanto, quando a nova ave insiste em permanecer no ninho, uma ação inesperada a acomete, a águia mãe provoca o filhote a fazer seus primeiros voos.
Poderíamos dizer que o filhote está, portanto, sendo forçado a sair do ninho por um motivo especial: é hora de voar. O que todavia é digno de admiração é que nas primeiras tentativas de voo a águia mãe está atenta para socorrer o filhote caso o voo não seja bem sucedido, mas pouco a pouco a nova águia vai adquirindo confiança e habilidade para voar.
Tomando por exemplo a história da águia, todos nós também fomos criados com um propósito maior, e não é raro que circunstâncias consideradas desconfortáveis nos sejam impostas para que possamos abandonar o “ninho”. Há um livro na bíblia que nos afirma: “Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, assim também o Senhor Deus cuida dos seus filhos”. Fato é que nem sempre o voo é isento de turbulências, mas certamente temos em quem confiar, logo, assim como a águia-filhote está amparada pela experiente e confiável águia-mãe, também nós, podemos confiar em Jesus Cristo, o filho de Deus que nos acompanha em todo o trajeto.
Permanecer dentro do ninho nos dá uma sensação de segurança e controle, mas ao mesmo tempo poderia nos privar das maiores experiências. Quando a nova águia passa a ganhar autonomia, logo descobre que nasceu para as grandes alturas e pode então desfrutar do privilégio de fazer seus próprios voos.
Sou um grande fã da sétima arte e recentemente tive o privilégio de assistir a um belíssimo filme baseado em uma história real: “A Milhões de Quilômetros”, que acompanha Jose Hernandez, um trabalhador rural e imigrante que tinha o desejo de tornar-se astronauta. Uma história de perseverança e sacrifício para realizar um sonho até então impossível.
O jovem Jose Hernandez poderia ter ficado dentro do ninho da mediocridade e se contentar em olhar para o universo apenas da terra, mas por não se render aos obstáculos encontrados em sua jornada, tornou-se o primeiro latino a participar de uma viagem espacial. Em termos metafóricos, podemos dizer que Jose Hernandez decidiu sair do ninho e fazer sua própria história.
Talvez, querido leitor, você seja alguém que tenha muitos sonhos e a segurança do ninho tornou-se sua zona de conforto, mas é sempre possível superar o comodismo e iniciar uma nova jornada de superação e resiliência.
E você, está pronto pra deixar o ninho e começar a voar?
André Oliveira é pastor, psicólogo, pós-graduando em terapia cognitiva comportamental.
Que matéria maravilhosa! Glória a Deus pela vida do Pr. André Oliveira, um grande mestre na arte de ensinar o Evangelho, primeiro ele faz, depois faz junto e acompanha a caminhada dos filhos de Deus.
Pr. André Oliveira, uma grande águia 🦅 no Reino de Deus.