Ação Solidária de Natal reúne famílias e promove cidadania para a população da Estrutural

Saúde, beleza, orientação jurídica e entrega de presentes foram a tônica do evento, que mobilizou mulheres e crianças da região

Ação da Secretaria da Mulher e Detran. Foto: Divulgação/SMDF

Um dia de alegria, cuidado e empoderamento marcou a Ação Solidária de Natal, realizada neste sábado (14) no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) da Estrutural. Fruto de parceria entre a Secretaria da Mulher (SMDF) e do Detran-DF, com apoio das secretarias de Saúde (SES-DF) e de Esporte e Lazer (SEL-DF), o evento levou acolhimento e serviços essenciais para as mulheres e seus filhos.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira (quarta a partir da esquerda), ressaltou: “Esse evento vai além de uma simples comemoração natalina; é um ato de acolhimento e fortalecimento das mulheres, que muitas vezes enfrentam grandes desafios para cuidar de suas famílias” | Foto: Divulgação/SMDF

Cerca de 200 mulheres participaram de atividades que elevaram a autoestima, como design de sobrancelhas, serviços de trancistas e limpeza de pele. Paralelamente, 400 crianças viveram momentos divertidos com a chegada do Papai Noel, que desembarcou de helicóptero trazendo brinquedos e espalhando magia por todo o espaço.

“Esse evento vai além de uma simples comemoração natalina; é um ato de acolhimento e fortalecimento das mulheres, que muitas vezes enfrentam grandes desafios para cuidar de suas famílias”, afirmou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “É sobre mostrar que elas não estão sozinhas, que têm apoio e valor.”

Saúde e alegria

A ação também destacou a importância de oferecer múltiplos serviços em um só local. A SES-DF ofereceu testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), enquanto o projeto Sala Aberta proporcionou orientação jurídica. Tudo isso em um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres que participaram.

Ana Cristina Dávila, 61, moradora de Taguatinga, estava entre os participantes. “Eventos como esse são importantes porque, muitas vezes, as mulheres não têm com quem deixar seus filhos”, disse ela, que levou a neta. “Poder contar com uma estrutura como essa, que leva exames, atendimentos de beleza e orientações, é fundamental”.

O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto, ressaltou o impacto da parceria na realização do evento: “É uma honra para o Detran ser coautor dessa iniciativa. Momentos como este reforçam o nosso compromisso com as comunidades e mostram que, juntos, podemos transformar vidas. A chegada do Papai Noel de helicóptero foi um símbolo de carinho e cuidado com as famílias da Estrutural”.

A Ação Solidária de Natal mostrou como a união de esforços entre diferentes órgãos pode gerar impactos significativos. Além de promover alegria e acolhimento, o evento reforçou a importância de políticas públicas que valorizem e empoderem as mulheres, fortalecendo suas famílias e comunidades.

Repórter Brasília/*Com informações da Secretaria da Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *