
Com um evento prestigiado por descendentes diretos da família de Juscelino Kubitschek, Secretários de Estado do Governo do Distrito Federal e judiciário, a PaulOOctávio inaugurou, na manhã de sábado (31), o Residencial Márcia Kubitschek, no Noroeste. O edifício que homenageia a deputada constituinte, vice-governadora e ex-presidente do Memorial JK Márcia Kubitschek, foi erguido no bloco A da SQNW 103, no Noroeste, e foi um tributo à família do ex-presidente JK, fundador de Brasília.
Na abertura do evento, Claudia Pereira, diretora de Marketing e Comunicação do grupo, destacou a entrega de mais um empreendimento, alcançando 800 obras, gerando empregos, renda e desenvolvimento para Brasília. Ela cumprimentou a equipe de engenheiros, arquitetos, mestres e operários que “em 39 meses construíram a obra”.
Família presente
Da família Kubitschek estiveram presentes duas filhas da vice-governadora, Anna Christina e Júlia, e os netos Felipe Octávio, André Octávio e Luísa. O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, e o secretário-executivo do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira, assim como o desembargador Roberval Belinati, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), compareceram à inauguração. O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Ávila, representou a classe empresarial.
Paulo Octávio destacou a importância politíca de Márcia para o Distrito Federal
O empresário Paulo Octávio, genro de Márcia, saudou os moradores do prédio e destacou o trabalho da empresa em benefício da cidade. “Tudo que temos feito nesses últimos anos tem sido um motivo de muito orgulho para todos nós”, destacou. “Hoje estamos homenageando uma pessoa que é ícone da cidade e minha sogra. Ela foi uma deputada federal constituinte maravilhosa, defendeu as mulheres e teve papel importante na Constituição Cidadã. E quase foi vice-presidente da República”.destacou a importância politíca de Márcia para o Distrito Federa. Paulo Octávio lembrou que, em uma das articulações, conheceu a esposa, Anna Christina Kubitschek, com quem está casado há 35 anos.
Vice-governadora de Roriz na primeira eleição de Brasília
“Márcia terminou o trabalho como deputada e aceitou ser vice de Joaquim Roriz na primeira eleição de Brasília. Todos lembram o que fizeram naquele primeiro período, de 1990 a 1994, com as transformações na cidade, como o Metrô e as cidades de Santa Maria e Samambaia. A Marcia e o Roriz, juntos, fizeram uma mudança radical em Brasília, uma transformação maravilhosa”, destacou.
André Octávio Kubitschek destacou o legado da avó na política e na vida da família
Coube a André Kubitschek falar em nome da família. O vice-presidente do Memorial JK agradeceu aos trabalhadores das obras e elogiou a qualidade do edifício, antes de falar do simbolismo da homenagem. “Minha avó partiu cedo, mas seu legado é eterno e nos traz orgulho. Nas minhas caminhadas, me deparei com relatos bonitos. E um foi marcante. Em uma casa, no Recanto das Emas, uma senhora me convidou para sentar. Havia um porta-retrato com o nome Márcia. Ela percebeu que eu estava vendo e seus olhos se encheram de lágrimas. Então, me disse que a filha tem o nome de Márcia por causa da nossa avó, com um carinho e um respeito imenso”, relatou.
Impacto da boa política
“Mais do que nunca, essa trajetória tem que ser lembrada, para mostrar o impacto que a boa política gera para a sociedade. O seu talento era imenso. Uma pessoa capacitada, uma enciclopédia viva e que sabia de tudo, viajada e instruída. Uma mulher além do seu tempo. Hoje, lembramos e homenageamos essa mulher de fibra, habilidosa e competente, que foi deputada constituinte e governadora, mas acima de tudo, uma pessoa que faz falta e é lembrada por todos os brasilienses”, completou André Kubitschek, relembrando que a avó foi acolhedora e deu a ele e ao irmão Felipe uma infância divertida.
Desembargador Roberval Belinati lembrou o sofrimento da família durante os anos pós-1964
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Roberval Belinati, falou de sua amizade com Paulo Octávio desde a faculdade e também da importância histórica da família Kubitschek. “Estou aqui em homenagem à família Kubitschek, que nós temos de ter gratidão. Como não agradecer a essa família que construiu Brasília e que sofreu o que sofreu por Brasília? Quem conhece a história sabe do que estou falando. Do sofrimento do presidente, depois de tanto fazer pelo Brasil. Mas Deus dá a recompensa. Essa é a missão da família. E você, Paulo, é um orgulho para nossa turma do Ceub, para o empresariado, para o governo”, afirmou, destacando que mais de 15 mil famílias tiram seu sustento das Organizações PaulOOctavio.
Secretário José Humberto homenageou toda a família Kubitschek e Paulo Octávio
Em um discurso bem-humorado, mas reflexivo da importância da família Kubitschek para a capital, o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, brincou com o empresário, dizendo que a homenagem à sogra “demorou”. Ele destacou que o Juscelino Kubitschek foi um redentor para quem morava nos rincões brasileiros.
“Família merece nossa gratidão”, diz secretário
Quando olho para os netos e bisnetos de JK, todos lindos, penso que essa família merece nossa gratidão para sempre. Hoje estamos todos bem, mas quando olhamos para 70 anos atrás, penso: ‘como estariam as nossas famílias?’”, contou. “Eu lembro desses meninos, na Câmara, Felipe e André, arrumadinhos, de terno. O Paulo sempre os levava assim, formando pessoas para o futuro, para continuar essa geração de realizadores. Pessoas boas, que têm berço, têm história e que certamente continuarão construindo o nosso Brasil”, concluiu.
Kubitschek: “amálgama fantástica de construção e de vitória”

José Eduardo Pereira Filho, Secretário Executivo do Consórcio Brasil Central afirmou que a família Kubitschek, “é uma família de construção. Juscelino construiu Brasília, dona Márcia, dona Sara, ou seja, a família inteira montou, tijolo a tijolo, o que é Brasília. E o Paulo Octávio tem essa pegada absolutamente incrível de tocar com firmeza a construção de Brasília. É um homem determinado, é um homem firme nos seus empreendimentos, ama Brasília, e isso é uma junção absolutamente positiva àquilo que já é do espírito do Paulo Octávio com a família Kubitschek, ou seja, a amálgama fantástica de construção e de vitória”.
O empreendimento
O Residencial Márcia Kubitschek foi erguido no Bloco A da SQNW 103 e tem apartamentos tipo e coberturas duplex de 3 e 4 quartos, com metragens de 119m² a 303m² e até 4 vagas de garagem. O empreendimento fica perto de dois importantes parques e a dez minutos do centro de Brasília.
O residencial conta com área de lazer completa. O projeto é da MKZ Arquitetura e a arquitetura de interiores foi elaborada pelo Studio Walléria Teixeira Arquitetura e Interiores.
Claudia Pereira destacou que “edificaram este belo edifício, um time formado pelos engenheiros Eduardo Sotelo, Bruno Marra, Milena Cunha, Marconi Maciel e Marcos Magalhães, com mestre de obras Reginaldo Souza e 198 operários que aqui trabalhavam. Cumprimentamos ainda os arquitetos Isabela Fandi, Fernando Nascimento e Lívia Pereira, que executaram o projeto desenvolvido pelo escritório M.K.Z. Arquitetura”.
Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa