O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT/RS) celebra antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS. O ministro interino da Previdência Social, Wolney Queiroz, atendeu à solicitação do parlamentar, feita da tribuna, e formalizada por ofício, aos ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, da fazenda, Fernando Haddad e, da Previdência Social, Carlos Lupi, e vai antecipar o 13º salário dos aposentados e pensionistas para o mês de maio.
Continua briga pelo 14º
O deputado do PDT, disse ao Repórter Brasília, que “com isso, foram criadas duas situações: o 13º vai ser pago em maio, e continua a briga pelo 14º salário”, um projeto da autoria do parlamentar. “A intenção é que com o pagamento antecipado do 13º, um dia esse salário volte a ser pago em dezembro, e eles vão ter que pagar de uma vez o 14º. Senão vai ficar o resto da vida em maio, e sempre quando chegar essa época nós vamos cobrar”, comprometeu-se o parlamentar.
Direito dos aposentados
A resposta positiva do ministro foi formalizada na última semana. Com isso, acentua o deputado, “os beneficiários não precisarão esperar até o mês de dezembro para receber o valor. E nós estamos monitorando. Temos que celebrar e reconhecer o valor da luta para fazer os aposentados receberem o que é seu por direito. Isso alimenta nossa batalha pelo 14º salário”, reafirmou.
Calendário do INSS
Cerca de 39 milhões de pessoas serão beneficiadas pelo adiantamento. Ao todo, o repasse é de R$ 62,6 bilhões, e seguirá o calendário atual do INSS, que começa em 1º de maio. O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Cavalo, destaca a relevância da antecipação do 13º salário, que, “representa uma entrada extra para o pagamento de diversas despesas”.
Reforço na segurança da fronteira
Deputados federais do PT gaúcho querem reforço na segurança da fronteira entre Brasil e Uruguai. Uma comitiva de parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores, pediram ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, medidas de segurança urgentes em municípios na fronteira do Brasil com o Uruguai, na região Sul do Estado. Coordenada pelo deputado Alexandre Lindenmeyer, o grupo, formado ainda pelos deputados Dionilso Marcon, Elvino Bohn Gass e Reginete Bispo (foto), pediu, na terça-feira (05), a inclusão dos municípios de Jaguarão e Santa Vitória do Palmar como base da Operação Hórus, que faz o controle das fronteiras em todo território nacional para combater o crime organizado.
Medicamentos para a acondroplasia
Ronaldo Nogueira (Republicanos/RS), pede que o Ministério da Saúde autorize a compra de medicamentos para a acondroplasia, “tipo mais comum do nanismo”, para que crianças em tratamento tenham acesso às doses do remédio. O deputado disse, em pronunciamento, da tribuna, que “as pessoas com nanismo têm expectativa de vida inferior à média nacional, o que exige urgência do poder público na assistência prestada”.
A Coluna Repórter Brasília é publicada simultaneamente no Jornal do Comercio, o jornal de economia e negócios do Rio Grande do Sul.
Edgar Lisboa