O debate em torno da defesa de cortes para o equilíbrio fiscal das contas do Governo Federal tem gerado apreensão no Rio Grande do Sul, que aguarda recursos para reconstrução após as enchentes. Diante desse cenário, o deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas/RS) está tratando com o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) sobre a votação do projeto de lei de sua autoria, que suspende o cumprimento de metas qualitativas e quantitativas de prestadores de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) gaúchos.
Agravamento da Situação
O parlamentar explica que a possibilidade de cortes na ajuda destinada à saúde do Rio Grande do Sul aumenta a importância da aprovação da proposta. “Os hospitais já estão passando dificuldades. Sem os recursos extraordinários e ainda com redução de orçamento por não conseguirem atender o que foi contratualizado devido às enchentes, teremos um agravamento crítico da situação”, sustentou.
O projeto, aprovado em agosto pela Câmara dos Deputados, ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, antes de ser apreciado em plenário pelos senadores.
Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa