Sudeco participa da 1° Conferência Anual da RIDE-DF durante o Festival Curicaca

O evento reuniu gestores, especialistas e representantes da sociedade para debater soluções em prol do fortalecimento regional.

Luciana Barros, Superintendente da Sudeco

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) marcou presença 1° Conferência Anual da RIDE-DF, nesta quinta-feira (9), durante o Festival Curicaca. O evento reuniu gestores, especialistas e representantes da sociedade em uma conversa para debater soluções em prol do desenvolvimento da Região Integrada do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF).

O que aconteceu na Conferência?

O público acompanhou várias apresentações com os seguintes temas:

  • Os impactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo

de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) no desenvolvimento da RIDE-DF

  • Perspectivas e desafios da RIDE-DF
  • Emendas Parlamentares como Instrumento de Implementação de Públicas Articuladas com o

Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO).

Durante o evento, foram discutidos temas ligados à infraestrutura, inovação, sustentabilidade e governança regional. A superintendente da Sudeco, Luciana Barros, acredita no diálogo entre os entes federativos e a sociedade. “A Conferência é um marco para o fortalecimento da RIDE. É nesse espaço de escuta e colaboração que construímos uma cooperação conjunta para impulsionar o desenvolvimento regional.”

Peniel Pacheco, Diretor de Planejamento e Avaliação da Sudeco

O Diretor de Planejamento e Avaliação (DPA) da Sudeco, Peniel Pacheco, destacou que o evento reforça o compromisso da Sudeco em integrar e fortalecer os municípios da RIDE-DF. “Os municípios dependem, de alguma maneira, dos debates que acontecem aqui e nada mais justo que trazer à luz esses assuntos”.

A Sudeco atua como articuladora de políticas públicas que fortalecem a economia e reduzem as desigualdades do Centro-Oeste. A participação da Autarquia no evento reforça o compromisso na construção de ações conjuntas entre União, Distrito Federal e municípios, garantindo o desenvolvimento mais eficiente e sustentável.

Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa