‘Conseguimos fazer o impossível’, diz Trump
Trump sinalizou que a primeira fase do acordo está concluída e que a partir de agora começa uma nova fase, que debaterá a reconstrução de Gaza e a governança local, entre outros aspectos. Assinatura ocorreu horas após grupo terrorista libertar 20 reféns israelenses vivos em Gaza.
Líderes de diversos países do mundo assinaram nesta segunda-feira (13), no Egito, um acordo para oficializar o cessar-fogo da guerra na Faixa de Gaza, sugerido pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. Mas os dois lados do conflito – Israel e o grupo terrorista Hamas – não estiveram presentes.
Trump sinalizou que a primeira fase do acordo está concluída e que a partir de agora começa uma nova fase, que debaterá a reconstrução de Gaza e a governança local, entre outros aspectos.
Chamado de “cúpula da paz em Gaza”, o encontro ocorreu na cidade egípcia de Sharm El-Sheik. O documento foi assinado pelo próprio Trump e pelos presidentes Abdul al-Sisi (Egito) e Recep Tayyip Erdogan (Turquia), além do emir Tamim bin Hamad Al Thani (Catar) – essas três nações atuaram como mediadoras das tratativas.
Conheça os detalhes do acordo:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/10/13/lideres-mundiais-assinam-cessar-fogo-gaza.ghtml
Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa/Fonte:g1