Paulo Paim (Crédito: Agência PT, no Senado)
O senador Paulo Paim (PT/RS) comemora mais uma vitória para a reconstrução do Rio Grande do Sul. O Senado aprovou o Projeto de Lei 3.875/2024, de autoria do senador gaúcho, que facilita a alocação de recursos federais para drenagem e manejo de águas pluviais em áreas afetadas por calamidades públicas.
Proposta beneficia estados e DF
Paulo Paim disse ao Repórter Brasília que “a proposta beneficia todos os estados e o Distrito Federal”. O relator foi o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia. Agora o projeto seguirá para tramitação na Câmara dos Deputados.
Covid ainda é a doença que mais mata
O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, afirmou, em entrevista, nesta terça-feira (22) que vem aumentando no país o número de casos de Covid 19 desde o segundo semestre de 2023, e que hoje, está faltando vacinas nas unidades de saúde.
Aumenta os casos, e falta vacinas
O médico infectologista afirmou que desde setembro surgiram números significativos de casos. Agora em outubro a gente ainda continua ganhando aumento de casos, e a vacina não está sendo mais encontrada em vários postos de saúde em vários locais do país. “Então a gente tem visto uma falta importante de vacina nas unidades de saúde quando você tem um aumento no número de casos”.
Teste nos mais graves
O que acaba acontecendo, “é que a gente só testa os pacientes mais graves, internados no hospital. Essa também é uma preocupação, que é a baixa detecção de casos. A gente acaba não detectando rapidamente as novas variantes que vão circulando. Também isso é uma preocupação que a gente tem”, acentuou Alberto Chebabe.
Doenças infecciosas que mais matam
Alberto Chebabo alerta que “esta é a doença infecciosa que mais mata, junto com a dengue. Esse ano, na realidade, a gente teve mais ou menos o mesmo número de mortes por dengue e Covid. Não é uma doença que deixou de acontecer, que as pessoas podem se despreocupar”, alerta o infectologista.
Cirurgias Oncológicas
Carlos Sampaio, do PSD de São Paulo, quer a redução do tempo máximo para a realização de cirurgias oncológicas na rede privada de saúde. O deputado argumenta que o prazo atual, de 21 dias, compromete as chances de cura dos pacientes. Carlos Sampaio sugere o período máximo de sete dias de espera.
Performance erótica
O deputado federal Luciano Zucco (PL/RS) apresentou requerimento de convocação do ministro da Educação, Camilo Santana, para que ele preste esclarecimentos sobre a performance erótica, protagonizada pela transexual Tertuliana Lustosa, na Universidade Federal do Maranhão.
Montagem de cenas de nudez
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviço da Câmara dos Deputados, aprovou proposta que torna crime o ato de realizar montagem para incluir pessoa em cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo. O projeto é do deputado José Guimarães (PT-CE).
Fotos sem consentimento
O texto aprovado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviço, também criminaliza o registro em fotografia, vídeo, áudio, ou qualquer outro meio de pessoa em cena sensual ou libidinosa, sem consentimento prévio.
A Coluna Repórter Brasília é publicada simultaneamente no Jornal do Comercio, o jornal de economia e negócios do Rio Grande do Sul.
Edgar Lisboa