Com atuação em múltiplas frentes, dirigente do banco recupera a instituição, antes tida como pré-falimentar

Às vésperas de ser reconduzido ao cargo de presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa celebra o fechamento de um 2024 repleto de bons resultados. A instituição decadente até 2018 ficou no passado. O BRB, sob sua gestão, transformou-se em uma potência, ultrapassando as fronteiras do DF e se transformando em um parceiro efetivo da cidade. O resultado do quarto trimestre de 2024 ainda não foi divulgado.
O BRB encerrou setembro do ano passado com mais de R$ 55 bilhões de ativos e rompeu a marca de 8 milhões de clientes distribuídos por 95% de todo o território nacional. Nos nove primeiros meses de 2024, foram registrados R$ 180 milhões de lucro líquido recorrente, um crescimento de 58% em relação aos nove primeiros meses de 2023.
O BRB segue se afirmando como um banco moderno, ágil e inovador, com atendimento diferenciado e produtos que fazem a diferença, como o financiamento imobiliário e o cartão Dux. Com isso, hoje, temos o melhor cartão de crédito, o melhor financiamento imobiliário e um dos melhores atendimentos do Brasil”, afirma.
O resultado positivo foi impulsionado também pelo desempenho do terceiro trimestre do ano passado, com lucro de R$ 88 milhões. Parte deste crescimento deve-se à expansão do BRB nos mercados imobiliário e habitacional. “Isso tem resultado no aumento da margem financeira, ou seja, das receitas com as operações de crédito, refletindo no crescimento dos resultados do banco”, explica.
Parcerias inovadoras no esporte
Sob a gestão de Paulo Henrique Costa, o BRB tornou-se nacional graças a uma jogada de mestre: a parceria com o Flamengo, clube de maior torcida do País. “A parceria digital com o clube permitiu que o BRB tivesse presença em 95% do território nacional”, explica. A aliança ajudou o banco a saltar de menos de 650 mil clientes para cerca de 8 milhões de contas, acompanhada pela expansão de agências físicas em outros estados. A conquista desta clientela foi impulsionada pela parceria com o Flamengo, responsável por atrair nada menos que 3,7 milhões de novos clientes.
Nosso objetivo é ser mais do que um banco tradicional. Queremos impactar positivamente a vida das pessoas e promover desenvolvimento em todas as frentes”, afirma.
O BRB seguiu patrocinando o Campeonato Candango, mas também começou a apoiar outros esportes além do futebol. Isso garantiu a presença na Fórmula 1 com a parceria com a escuderia BWT Alpine, garantida até o final deste ano. “É uma grande satisfação manter a parceria com a Alpine na categoria mais prestigiada no mundo, e que desperta uma histórica paixão do povo brasileiro. Com isso, o BRB reforça o compromisso com o desenvolvimento e apoio ao esporte”, diz Paulo Henrique Costa.
Outra parceria de sucesso no automobilismo de alto rednimento foi com Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 2 de 2024. Graças ao apoio, o jovem talento brasileiro assegurou vaga na Sauber para disputar a Fórmula 1 este ano. “O BRB me deu o suporte essencial em cada etapa. Essa parceria não é apenas sobre patrocínio; é uma demonstração de confiança e incentivo que me motivou a dar o meu melhor”, afirmou o piloto.
Em outra frente, no mês passado, o banco renovou, pelo sexto ano, a parceria com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). “O crescimento do tênis brasileiro está diretamente relacionado à gestão transparente e focada da CBT. Com a manutenção do patrocínio, o BRB reforça sua posição como um dos principais apoiadores do esporte no Brasil”, afirmou Paulo Henrique Costa.
Para o presidente da CBT, Rafael Westrupp, a renovação da parceria é fundamental para o desenvolvimento do esporte. “É muito importante para o tênis, beach tennis e tênis de cadeira de rodas. A renovação do patrocínio, chegando à sexta temporada junto à CBT, ratifica o compromisso do BRB com a transformação do nosso esporte em todas as esferas e níveis, e demonstra a satisfação do nosso patrocinador com as entregas feitas pela CBT ao longo dos últimos cinco anos”, afirmou ele.
Trabalho social por Brasília
Além das ações esportivas, o BRB tem um papel indispensável como operador de programas sociais do Governo do Distrito Federal (GDF). O compromisso no DF reforça a visão de banco que atende diferentes rendas e segmentos.
Essas iniciativas fortalecem nosso vínculo emocional com a população de Brasília, que reconhece o BRB como parte integrante da cidade”, afirma.
O banco também decidiu utilizar a confiança e a possibilidade de investimentos para reformar e assumir a gestão de conhecidos espaços de Brasília, como a Torre de TV e o Autódromo Internacional Nelson Piquet. Está à frente ainda da reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro, parcialmente reinaugurado pelo GDF.
Nosso objetivo é ser mais do que um banco tradicional. Queremos impactar positivamente na vida das pessoas e promover desenvolvimento em todas as frentes”, finaliza.
Repórter Brasília/*Com informações do GPS Brasília