Evento na Esplanada reuniu autoridades, servidores e atletas amadores. Presidente de 79 anos fez caminhada de 3 km e chegou a correr trechos do percurso.
Lula participa de caminhada em Brasília pelos 95 anos do MEC — Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã deste domingo (28), de uma caminhada de três quilômetros em comemoração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Durante o percurso – realizado em 34 minutos – , o chefe do Executivo também enviou alguns recados. Lula defendeu a soberania do país e disse que, através da educação, “nunca mais ninguém vai dar palpite sobre o Brasil”:
“Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos consciência que é através da educação, da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia, que a gente vai tornar o Brasil soberano para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil”, afirmou.
No fim do evento, Lula fez um discurso em defesa da educação e alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sem o citar diretamente.
“Isso aqui mostra a nossa civilidade. Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada. Caminhada de educadores”, disse o presidente.
O evento reuniu servidores, terceirizados, atletas amadores e autoridades. Também participaram alguns ministros, como Camilo Santana (Educação), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Embora estivesse inscrito apenas para a caminhada, o presidente de 79 anos surpreendeu ao dar pequenos trotes em quatro trechos do percurso, sob aplausos de participantes e sob o fôlego testado de jornalistas que acompanhavam a movimentação.
Em tom descontraído, Lula recebeu o apoio dos corredores e ainda puxou parte da equipe de ministros para o percurso. A primeira-dama Janja da Silva também acompanhou o presidente.
Além da caminhada, o evento contou com corridas de 5 km e 10 km, que reuniram inscritos em diferentes categorias, incluindo paratletas.
Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa/ Por Gabriela Echenique, CBN, Brasília