O governador recebeu uma placa de agradecimento da categoria, que teve 208 servidores nomeados por este GDF desde 2019; na mesma noite, também participou da posse da nova diretoria do Clube de Engenharia

A atuação do Governo do Distrito Federal (GDF) em valorização aos auditores-fiscais da Receita do DF foi reconhecida na noite desta sexta-feira (26). Durante um jantar no restaurante Steak Bull, o Sindicato dos Funcionários Integrantes da Carreira Auditoria Tributária do Distrito Federal (Sinafite) entregou ao governador Ibaneis Rocha e ao secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, placas de agradecimento. Desde 2019, o GDF já nomeou 208 profissionais, aprimorou sistemas e capacitou mais de 100 servidores com mestrado e doutorado.

“Tenho um carinho muito especial por essa categoria e tenho feito ao longo destes mandatos uma verdadeira batalha, porque existe um preconceito muito grande contra o Fisco, mas eu tenho mostrado que vocês fazem o bem para a cidade. Quem faz o bem para a cidade é quem arrecada e coloca recursos à disposição do governo para que a gente possa fazer os investimentos que são necessários em todas as áreas”, destacou o governador.
O chefe do Executivo falou sobre o orgulho da categoria: “Quero que esse trabalho continue porque Brasília precisa de vocês. Parabéns pelo dia dos auditores e pelo que fazem. Vocês é que fazem as verdadeiras políticas públicas dos Estados”.
“Tenho um carinho muito especial por essa categoria e tenho feito ao longo destes mandatos uma verdadeira batalha, porque existe um preconceito muito grande contra o Fisco, mas eu tenho mostrado que vocês fazem o bem para a cidade. Quem faz o bem para a cidade é quem arrecada e coloca recursos à disposição do governo para que a gente possa fazer os investimentos que são necessários em todas as áreas”, Governador Ibaneis Rocha
A categoria exerce um papel crucial na administração pública sendo responsável pela arrecadação de receita de forma geral, o que inclui recolhimento de impostos, fiscalização, análise e aprimoramento orçamentário e viabiliza recursos para políticas públicas de saúde, educação, segurança e infraestrutura do Distrito Federal.
“Essa é uma semana de muita alegria, em que a gente celebra o dia do auditor tributário e, ao mesmo tempo, a gente faz uma festa para comemorar todas as conquistas, porque é uma carreira típica de Estado. Os auditores tributários têm a finalidade não só de fiscalizar a arrecadação tributária no Distrito Federal, mas de desenhar o modelo tributário que faz com que o Estado consiga arrecadar recursos para financiar políticas públicas”, explicou o secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho.
O gestor revelou que a pasta assinou uma linha de crédito do Profisco (Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a finalidade de melhorar a capacidade de arrecadação. “Então tem linha de crédito de recursos que serão investidos na melhoria da fiscalização. Estamos com um projeto muito legal de ampliar a fiscalização tributária usando instrumentos tecnológicos”, adiantou.
O presidente do Sinafite-DF, Wanderson Vieira, explicou que a homenagem ao governador é uma oportunidade da categoria agradecer pelos avanços. “Nós últimos cinco anos, por exemplo, a gente arrecadou R$ 8 bilhões, acima do projetado. Esse ganho expressivo é fruto do nosso trabalho e sobretudo do investimento da política que o governador Ibaneis implementou desde o primeiro mandato. Ele tem investido no melhoramento do sistema e na nossa capacitação”, afirmou. “Hoje é uma oportunidade de homenagear o governador, que percebeu a importância de investir não só na categoria, quanto na própria Secretaria de Fazenda”, acrescentou.
Atualmente, o GDF tem em atividade 463 auditores-fiscais — sendo 355 homens e 108 mulheres —, com idade média dos servidores de 49 anos e 17 anos de tempo de serviço.
O Dia do Auditor-Fiscal é celebrado no Brasil em 21 de setembro desde 1941. Na capital federal, a data está incluída no calendário oficial de eventos desde julho de 2023, pela Lei 7.309/23, que institui o Dia do Auditor-Fiscal da Receita do DF.
Cerimônia de posse
Nesta sexta-feira, o governador também participou da solenidade de posse da nova diretoria do Clube de Engenharia de Brasília pelo triênio de 2025 a 2028. Foram empossados David José de Matos como presidente, Marcelo Machado Guimarães no cargo de vice-presidente e Gustavo Feu Ferreira Dias como 2º vice-presidente.

Durante a solenidade, o chefe do Executivo lembrou o investimento do governo na construção civil. Desde 2019, este GDF executou mais de 6 mil obras.
“Estou aqui hoje no Clube de Engenharia muito feliz porque fiz uma parceria com a engenharia. Sou um advogado de formação, mas sou um construtor de coração. Nós conseguimos ao longo desses ultimos 7 anos mudar a história dessa capital. Isso é obra de um conjunto, da união entre o setor público e privado”, disse.
Na ocasião, o novo presidente também destacou o importante papel de Ibaneis Rocha no desenvolvimento do DF. “Quando homenageamos o governador no início do ano lembramos das muitas obras feitas na cidade”, disse Matos.

Presente na solenidade, a vice-governadora Celina Leão celebrou a entidade: “Quero cumprimentar o Clube de Engenharia, que completa 68 anos e precede a nossa cidade porque para tirar o sonho do papel precisávamos de engenheiros”.
Fundado em 1957 por engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o Clube de Engenharia de Brasília (CEnB) surgiu com o objetivo de valorizar e fortalecer a classe técnica que participou da construção da cidade. Em 1970, o CEnB se uniu ao sindicato da categoria.
Com uma história de 68 anos, a sede do Clube de Engenharia é um espaço de integração social, recreativo e de atividades culturais. O local já foi palco de grandes eventos, shows e projetos.
Repórter Brasília/Agência Brasília