Heinze apresenta PDL que susta decreto de Lula que desapropria terra no RS

Luis Carlos Heinse

O senador Luis Carlos Heinz (PP/RS), apresentou um projeto de decreto legislativo que susta decreto de Lula que desapropria terras no Rio Grande do Sul. O decreto presidencial, contestado pelo senador progressista, remove pequenos agricultores de 388 hectares de terras em Coxilha e Sertão. O decreto do Presidente da República, com o bjetivo de ampliar áreas quilambolas, remove agricultores residentes nas áreas há décadas.

Insegurança jurídica

O parlamentar alega que a medida fere o direito à propriedade privada. “Estamos diante de um cenário de grave insegurança jurídica que mina a estabilidade e a confiança nas instituições públicas, além de tirar o sustento de pequenos produtores rurais”, afirmou Heinze.

Decisão de caráter ideológico

Em justificativa, o senador também destaca que falta clareza em relação às indenizações devidas, além da inexistência de um plano que assegure o reassentamento das famílias afetadas. “O PDL busca reverter essa decisão abusiva, de caráter ideológico. Postura essa que tem sido recorrente desde a ascensão do Lula à presidência”, ressaltou Heinze.

Comunidades quilombolas

De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA -, atualmente estão em tramitação 106 processos que deverão resultar na desapropriação de terras em prol de comunidades quilombolas, apenas no Rio Grande do Sul.

Repórter Brasília, Edgar Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *