Agropecuarista foi um dos símbolos do trabalhismo no RS e foi secretário de Agricultura do governo de Alceu Collares.
O ex-deputado federal e agropecuarista Aldo Pinto morreu na manhã desta segunda-feira (4) em Porto Alegre, no apartamento em que morava, aos 84 anos. Um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), foi também Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul durante o governo de Alceu Collares.
A informação foi confirmada pelo PDT. O velório de Aldo Pinto deve ser realizado no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, das 13h às 18h desta segunda.
Trajetória
Nascido em Palmeira das Missões, no Noroeste do RS, Aldo Pinto foi eleito deputado estadual em 1974, ainda pelo MDB. Na Assembleia Legislativa do estado, cumpriu dois mandatos, antes de se candidatar à Câmara dos Deputados em 1982, cargo para o qual foi eleito já pelo recém-criado PDT.
Em 1986, candidatou-se ao governo do RS, em uma controversa aliança do partido com o PDS, sucessor da antiga Arena, que não rendeu votos necessários para sua eleição. Já em 1990, com a eleição de Alceu Collares, do PDT, ao governo do estado, assumiu o cargo de Secretário da Agricultura.
Repórter Brasília, Edgar Lisboa/g1