Consórcio auto: procura por veículos elétricos aumenta no 1º semestre de 2025

Crédito: Michael Marais/Divulgação

O mercado de carros elétricos está consolidado no Brasil. Todos os anos as vendas de automóveis que plugam na tomada vêm batendo recordes. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no último mês foram comercializadas 15.525 unidades, totalizando 86.849 veículos vendidos no primeiro semestre de 2025, registrando um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Dois fatores principais impulsionam o aumento da procura por esses veículos: o preço elevado dos combustíveis e a preocupação com o meio ambiente. Entre os cinco municípios que mais venderam veículos eletrificados leves no 1º semestre deste ano estão: São Paulo (11.121); Brasília (8.483); Belo Horizonte (3.442); Rio de Janeiro (3.355) e Curitiba (2.349).

No entanto, para quem pretende comprar um carro elétrico e deseja evitar as elevadas taxas de juros dos financiamentos bancários, o consórcio se apresenta como uma opção financeira atraente. “Para aqueles que precisam se organizar para comprar seus bens, contratar um consórcio tem sido uma opção”, comenta José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás. “Os consumidores têm se afastado dos financiamentos tradicionais devido às elevadas taxas de juros. Em contrapartida, os consórcios geralmente oferecem mensalidades mais acessíveis ao bolso das pessoas”, afirma.

O consórcio possibilita a compra de veículos novos e seminovos no país, além de permitir a quitação do saldo devedor de um automóvel adquirido anteriormente por meio de financiamento convencional. O consorciado pode ser contemplado tanto por sorteios mensais quanto por lances livres e fixos. Além disso, é possível utilizar parte do valor do lance ofertado para abater a carta de crédito, prática conhecida como “lance embutido”. “Ainda é possível reduzir, antecipar ou quitar as parcelas a qualquer momento”, conclui José Climério.

Como funciona?

O consórcio é uma modalidade de crédito para aquisição de bens e serviços. O grande diferencial, em relação a outras modalidades de financiamento é que no consórcio o cliente não paga juros. Os participantes são organizados em grupos, nos quais todos os integrantes contribuem com uma quantia definida, todo mês, durante certo período, criando uma poupança conjunta.

A cada mês, os consorciados têm a possibilidade de contemplação por sorteio e, também, de oferecer lances, podendo embutir parte do valor ofertado utilizando a carta de crédito. O sorteio define apenas a ordem dos participantes a serem premiados, pois ao final do tempo estipulado todos serão contemplados.

A prestação no consórcio é constituída pelo fundo comum (valor pago pelo consorciado para formar a poupança que será destinada à compra do bem), pela taxa de administração e por um fundo de reserva, além de seguro, quando contratado. O reajuste do consórcio de veículos ocorre anualmente, de acordo com a variação do índice de preço estabelecido no contrato, de forma a preservar o poder de compra dos consorciados a serem contemplados com o crédito.

Para mais informações basta acessar o site ou ligar 0800 726 8484.

Fonte: Profissionais do texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *