A saúde e a educação do Distrito Federal estão em festa. Na próxima quinta-feira (23), às 19h, o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sedia a solenidade de entrega do Título de Cidadã Honorária de Brasília à Maria Fátima de Sousa, conhecida como professora Fátima de Sousa. O reconhecimento é uma iniciativa da deputada Dayse Amarilio (PSB).
Enfermeira obstetra, a distrital destaca que a condecoração é uma forma de reconhecer o notável trabalho e dedicação demonstrados pela professora. A homenageada é enfermeira sanitarista e construiu carreira como educadora na Universidade de Brasília (UnB). Segundo Dayse Amarilio, “mais que realizações individuais, Fátima de Sousa tem inúmeras realizações coletivas, cujo valor inestimável se aplica à educação e à saúde para todo o Distrito Federal”.
A solenidade vai contar com apresentações da cantora Iris Colonna e do músico David Evaristo. Foram convidados para o evento a coordenadora da Ação de Mulheres pela Equidade (AME), Damiana Bernardo de Oliveira de Oliveira Neto; a professora titular da UnB Maria da Glória Lima; a enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde do DF e mestra em Saúde Coletiva pela UnB, Lígia Maria Carlos Aguiar; a professora associada da UnB Carla Targino da Silva Bruno; a deputada federal Luíza Erundina (Psol); a senadora Leila Barros (PDT); e a ex-deputada distrital e federal e ex- secretária de Saúde do DF, Maria José Maninha (Psol).
A trajetória da homenageada
Fátima Sousa é pesquisadora e militante em defesa da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS) há mais de 30 anos. Ela é doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba, com pós-doutorado pelo Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Université du Québec à Montréal (UQAM). Além disso, tem os títulos de doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ciências Sociais pela UFPB, especialista em Saúde Coletiva e graduada em Enfermagem pela UFPB.
É ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e também foi gerente nacional do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e assessora no Programa Saúde da Família (PSF), junto ao Ministério da Saúde (1994-2001). Também tem experiência como consultora nas Secretarias Municipais de Saúde e do Verde e Meio Ambiente, ambas em São Paulo.
Já no campo político, atuou durante a década de 1980 em movimentos sociais ligados às comunidades de base, com vinculação às pastorais de justiça, saúde e paz, e militou no Partido dos Trabalhadores (PT) até o ano de 2003. Em 2018 se lançou como candidata ao governo do Distrito Federal pelo Psol, tendo recebido 4% das intenções de voto – cerca de 60 mil.
Serviço:
Sessão Solene de outorga do Título de Cidadã Honorária de Brasília à Professora Fátima de Sousa
Data: 23/05/2024
Local: Plenário da CLDF
Horário: 19h
* Com informação da assessoria de comunicação da deputada Dayse Amarilio
Repórter Brasília/Agência CLDF