Cenário da pesquisa Quaest na eleição presidencial

Lula

A pesquisa Genial Quaest divulgada hoje (21), confirma a curva de recuperação do presidente Lula no cenário eleitoral, pensando no ano de 2026. Ele lidera todos os cenários em primeiro e segundo turno nessa disputa para a Presidência da República nas eleições do ano que vem e descolou de outros nomes pesquisados, de todos os nomes pesquisados em um eventual segundo turno, inclusive em relação ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas do Republicano.

Na pesquisa de julho, Lula aparecia empatado com Tarcísio de Freitas no limite da margem de erro em um eventual segundo turno e agora Lula venceria. O governador de São Paulo por 43 a 35%. O petista também venceria todos os demais potenciais candidatos da direita por uma diferença entre 10 a 16 pontos percentuais.

Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, se revertida à situação de inelegibilidade, Lula teria 12 pontos de vantagem com 47 contra 35% do adversário. Contra Michelle Bolsonaro, o petista teria 13 pontos de vantagem, 47 a 34% dessa disputa contra a ex-primeira-dama. E o petista também venceria Eduardo Bolsonaro com 15 pontos percentuais de frente, 47 a 32%.

A menor diferença depois da disputa com o Tarcísio seria contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior, com 44 a 34%. Já contra o senador Flávio Bolsonaro, testado pela primeira vez neste levantamento, e os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, o Ronaldo Caiado de Goiás, a diferença seria de 16 pontos. Chama atenção ainda nessa pesquisa, um outro sinal positivo para Lula, é que 47% dos entrevistados têm mais medo da volta de Bolsonaro do que da reeleição do petista. Já 39% dizem ter mais medo da permanência de Lula. Mas entre os eleitores que dizem não ter posicionamento político, esse percentual de medo de Bolsonaro subiu de 36% para 46%.

Em relação à pesquisa anterior, enquanto o índice dos que dizem temer Lula recolhe 31% para 25%. Na pesquisa espontânea, o nome de Lula aparece com 16%, o de Bolsonaro com 9% e todos os demais candidatos com 1%. São eles Ciro Gomes, Michel Bolsonaro, Ratinho Júnior e Tarciso de Freitas. 4% informaram que vão votar em branco o Lula ou não irão votar e os indecisos nessa espontânea somam. 66%. Ainda é alto, porém, o número de eleitores que acha que Lula não deveria ser candidato à reeleição. Esse percentual está em 58%. O número é o mesmo da pesquisa de julho.

Entre os estados pesquisados, essa opinião é majoritária em todos, menos na Bahia e em Pernambuco. Nesses dois estados, porém, é expressivo o percentual dos que são contra a candidatura do presidente em 2026, 42%. Em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, não há uma maior divergência em relação às pesquisas anteriores. Nacionalmente, são 65% os que acham que Bolsonaro deveria desistir e apoiar outro candidato.

Desempenho de Lula nos Estados

A pesquisa Quaest analisou o desempenho do Presidente Lula em oito estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco.

O principal embate apontado pelo levantamento é entre o Presidente Lula e o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, considerado o adversário mais competitivo em um eventual segundo turno. Analisando o recorte por estados, o Presidente Lula obteria vitória sobre Tarcísio de Freitas apenas na Bahia, com 63% contra 21%, e em Pernambuco, com 63% contra 24%. Em São Paulo, o petista seria derrotado por 52% a 35%. No Paraná, a derrota seria por 46% a 32%, e em Goiás, por 47% a 32%. Em Minas Gerais, Tarcísio e Lula estariam tecnicamente empatados, com o Presidente obtendo 37%. No Rio de Janeiro, o empate numérico seria de 35% para ambos. No Rio Grande do Sul, o empate estaria dentro da margem de erro.

Em um eventual segundo turno contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, haveria empate em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Presidente Lula venceria Michelle Bolsonaro por ampla margem em Pernambuco e na Bahia, enquanto a ex-primeira-dama obteria vantagem no Paraná e em Goiás.

No cenário de um embate entre o Presidente Lula e o Governador do Paraná, Ratinho Júnior, o governador paranaense detém 73% das intenções de voto em seu estado e venceria o Presidente Lula por 46% a 31% também em Goiás.

Eduardo Leite, Governador do Rio Grande do Sul, obteria vitórias expressivas em seu próprio estado, com 49% contra 26%, e também superaria o Presidente Lula no Paraná e em Goiás.

O Deputado Federal Eduardo Bolsonaro seria derrotado em Minas Gerais, na Bahia e em Pernambuco, mas superaria o Presidente Lula no Paraná e em Goiás, empatando tecnicamente em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, apresenta o resultado mais modesto em seu estado entre os governadores que figuram como pré-candidatos. Romeu Zema obteria 47% contra 34% diante do Presidente Lula.

Ao lado de Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado também se destaca na pesquisa, com 72% das intenções de voto em seu estado, Goiás.

Por fim, o Senador Flávio Bolsonaro apenas se aproxima do Presidente Lula no Rio de Janeiro, onde registra 39% das intenções de voto contra 38% do presidente. Nos demais estados, a vantagem é do Presidente Lula.

Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa/ Fonte Felipe Igreja, CBN