Com o aval de Ibaneis Rocha e 36% das intenções de voto, vice-governadora simboliza continuidade de um governo aprovado por 62% da população
O lançamento da pré-candidatura da vice-governadora Celina Leão (foto) ao Governo do Distrito Federal, oficializado neste sábado (5) em Ceilândia, deflagra uma estratégia política que busca garantir a sucessão no comando do Buriti.
A decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) de apoiar Celina Leão, ganha musculatura e se fortalece. Em um cenário onde as pesquisas mostram que 62% da população aprovam o governo Ibaneis Rocha, e com a vice-governadora já registrando 36% de intenção de votos nas projeções iniciais para 2026, a aliança entre continuidade e carisma feminino surge como um trunfo eleitoral.
A pré-candidatura da “Leoa”, como é carinhosamente chamada por apoiadores, foi anunciada em um ato com forte presença política e popular, em evento na Ceilândia, no sábado.
A pré-candidatura do atual comando do governo de Brasília começou cedo o trabalho. Ibaneis Rocha deu o recado, deixando claro porque escolheu Celina para a sucessão ao Buriti: “Celina trabalhou comigo desde o início e conhece cada detalhe da nossa gestão. É uma mulher forte, comprometida com as pessoas e está preparada para dar continuidade ao nosso projeto”.
Mais que um endosso pessoal, o gesto do governador é também um movimento tático. Ao anunciar sua intenção de disputar o Senado em 2026, Ibaneis sinaliza que sua influência política deve permanecer em alta, ainda que fora do Executivo.
Celina Leão chega a essa disputa com um currículo consolidado. Vice-governadora, ex-deputada federal e distrital, já esteve ao lado de figuras centrais da política local como Joaquim Roriz e o próprio Ibaneis.
“Vamos seguir juntos, nessa caminhada que começou há muitos anos e que vai continuar olhando para as pessoas, especialmente aquelas que mais precisam do nosso cuidado e do nosso trabalho”, disse Celina ao agradecer a confiança do governador e da base aliada.
A movimentação em Ceilândia não foi apenas simbólica, mas prática. Com promessas de percorrer todas as cidades do DF, a pré-campanha de Celina se antecipa ao calendário eleitoral com uma agenda de escuta e mobilização. A estrutura já montada, com o apoio declarado do MDB, da base aliada e de lideranças como o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal deputado Wellington Luiz, indica que a disputa pelo Buriti em 2026 já tem uma protagonista com vantagem inicial.
Com 36% das intenções de voto em pesquisas recentes do Instituto Paraná Pesquisas, Celina larga na frente e com visibilidade. A força dos números, somada ao respaldo de um governo também bem avaliado, transforma a pré-candidatura em uma candidata robusta que tende a ditar o ritmo da corrida ao GDF.
Ao manter-se próxima de Ibaneis, mas com identidade própria e discurso de continuidade com renovação, Celina Leão pavimenta seu caminho como uma das candidatas mais competitivas da história política recente do Distrito Federal.
Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa com Conectado ao Poder