Ceilândia recebe ação de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Destaque da ação foi o uso do ônibus do Consultório na Rua

Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Centro de Ceilândia, vizinho ao restaurante comunitário, junto à avenida Hélio Prates e próximo à icônica caixa d’água. Foi este o cenário onde a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou, nessa quinta-feira (5), uma ação para levar atendimento a pessoas em situação de rua. O destaque foi o uso de um ônibus pela equipe do Consultório na Rua.

Elismar Mesquita, 47 anos, foi um dos beneficiados. Ele esteve no Centro de Ceilândia para verificar a situação de um benefício social e se deparou com a ação da SES-DF. “Eu vi o ônibus, perguntei por informações e eles viram que faltavam umas vacinas. Fui muito bem tratado”, conta.

Após o acolhimento, ele passou por consulta médica e odontológica, aferiu peso e pressão, fez testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e tomou vacinas contra febre amarela; difteria e tétano (dT); e sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral). “Marcaram um retorno para mim, para que eu possa fazer um acompanhamento”, acrescentou.

Ônibus para ampliar atendimentos

A enfermeira Ingridy Rodrigues explica que o Consultório na Rua oferece, de maneira itinerante, uma série de serviços da Atenção Primária à Saúde para a população em situação de rua. “Fazemos o possível para que, nesse atendimento na rua, a gente possa ter o máximo de resolutividade”, explica. Por esse motivo, ela elogia a chegada do novo veículo: “Esse ônibus melhora a nossa capacidade de atendimento. Conseguimos ofertar o serviço com mais privacidade e dignidade”, diz.

Além disso, houve ampliação dos serviços. Agora, a equipe do Consultório na Rua conta, para as atividades itinerantes por meio do ônibus, com dois consultórios, banheiro, câmara fria para vacinas, maca ginecológica, área para acolhimento e espaço para guardar equipamentos necessários. Antes, a equipe contava apenas com um veículo tipo van adaptada e levava poucos itens. Outro destaque é o acesso à internet, que permite a consulta de prontuários. Também é possível fazer procedimentos rápidos, como troca de curativos, por exemplo.

Mais espaço também permite equipes ampliadas. Na ação desta semana, em Ceilândia, participaram oito servidores: um assistente social, um médico, um cirurgião-dentista, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um agente comunitário de saúde (ACS) e um motorista.

Adaptação

O ônibus foi doado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território (TJDFT). “Fizemos a adaptação do veículo para que o atendimento possa chegar a diversas áreas”, explica o subsecretário de Infraestrutura da SES-DF, Leonídio Pinto Neto.

A pasta já utiliza veículos menores, do tamanho de vans, para assistência volante, como o “Carro da Vacina”. Essa foi a segunda utilização do ônibus para uma ação do tipo. Agora, a expectativa é promover outras atividades com maior número de atendimentos.

Repórter Brasília/*Com informações da SES-DF