
Em São Paulo do século passado, era voz corrente sobre o então famoso político Adhemar de Barros “rouba mas faz”, político que já tinha sido Interventor Federal 1938/1941, pela ditadura de Getúlio Vargas, Prefeito da Capital 1957/1961, duas vezes governador do Estado de SP (1947/1951 e 1963/1966), bem como candidato a presidente em 1955 e 1960. Sobre ele também corria uma piada em que a oposição não se cansava de contar, assim narrada: Logo depois de deixar uma cidade, numa viagem de campanha eleitoral pelo interior do estado, já dirigindo seu famoso Rolls-Royce Silver Wraith, Adhemar perguntou ao seu secretário, quanto de verba o último prefeito tinha pedido e o secretário informou. “Um milhão para a penitenciária e dez milhões para a universidade”, ao que Adhemar retrucou: “Você anotou errado. É um milhão para a Universidade e 10 milhões para a Penitenciária”. O secretário gaguejou uma resposta, mas Adhemar esclareceu: “Isso mesmo. 10 milhões para a penitenciária, ou você não sabe que é para lá que nós iremos se perdermos esta eleição?”
A realidade dos tempos atuais, comprova que já tivemos 4 presidentes como hóspedes de prisões. Mas é bom recordar .que o ex-presidente Collor foi condenado pelo STF em 2023, na Ação Penal (AP) 1025, a 8 anos e 10 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Collor está em prisão domiciliar pelo seu estado de saúde.
Lula foi condenado a mais de 8 anos de reclusão em 3ª instância pelo STJ, pelo crime de corrupção do caso do sítio de Atibaia e triplex da praia de Guarujá. Ficou 580 dias preso na sede da Polícia Federal em Curitiba. Não foi absolvido dos crimes, mas com a turma dos advogados petistas nomeados para ministros o STF, foi solto e hoje é novamente presidente. Temer ficou preso seis dias no Comando do Policiamento de Choque em São Paulo e depois nem foi processado.
Agora a interminável novela da prisão de Bolsonaro na Polícia Federal, nos hospitais, e na Papudinha, pela acusação de golpe.
Novamente os paulistas, já estão fazendo piada pedindo que se construa uma Penitenciária Presidencial. Não, não é a inteligência artificial que inventa isso, mas a velha sabedoria popular que de tanto ver a repetição do caos, vinga-se com o humor negro contra esta justiça que não consegue manter na cadeia os chefões do crime organizado, os banqueiros pilantras e safados que fazem com o sistema bancário gatos e sapatos, como os ladrões do INNS que roubaram dos aposentados.
Claro que existe uma causa para toda esta escabrosa situação de como o poder público é usado e principalmente pelos que tudo fazem para se manter no poder. Este sistema eleitoral não permite uma contraprova – base de qualquer princípio democrático de justiça – impedindo o voto impresso para que o próprio eleitor tenha certeza de que sua vontade se materialize na urna eletrônica.
Em outubro deste ano de 2026, nas eleições gerais vão ser escolhidos os deputados e senadores, além do Presidente da República. O sistema é este e nada se pode fazer, pois os “legisladores”(?) que poderiam corrigir o sistema eleitoral, não estão nem aí. Com os bilhões das emendas parlamentares e o imoral fundo partidário e eleitoral conseguem tranquilamente se reeleger.
Não se omita, vá votar. Não vote em branco, não anule seu voto, à nós brasileiros conscientes temos que ter como lema:
L U T A R S E M P R E.
V E N C E R T A L V E Z,
D E S I S T I R N U N C A !
EXPERIMENTE OUTRA VEZ
Quando as coisas vão erradas
Não pense que todos os seus esforços
Têm sido em vão
Talvez tudo tenha sido para melhor;
Por isso, sorria…
E experimente outra vez!
Pode ser que seu aparente fracasso
Venha a ser a porta mágica
Que o conduzirá
Para uma nova felicidade
Que dantes você jamais conheceu.
Você pode estar enfraquecido pela luta,
Mas, não se considere vencido…
Isto não quer dizer derrota.
Não vale a pena
Gastar o precioso tempo
Em lágrimas e lamentos.
Levante-se …
E enfrente a vida outra vez…
E, se você guardar em mente
O alto objetivo de suas aspirações,
Os seus sonhos se realizarão…
Tire proveito dos seus erros,
Colha experiência das suas dores,
E então um dia você dirá:
GRAÇAS A DEUS EU OUSEI EXPERIMENTAR OUTRA VEZ.
NILSO ROMEU SGUAREZI, advogado, ex-deputado constituinte de 1988, defensor da PEC da eleição da ASSEMBLEIA CONSTITUINTE EXCLUSIVA, para que o Brasil tenha uma nova constituição escrita por brasileiros sem necessidade de serem filiados a partidos políticos.