Erradicação da Pobreza: “Governos não cumprem a Constituição”, diz Ronaldo Nogueira

Ronaldo Nogueira

O deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos/RS), cobrou, da tribuna, que o governo cumpra a Constituição Federal de 1988. O parlamentar afirmou que “a Constituição de 1988, entre seus objetivos, prevê a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades regionais e sociais do Brasil, e a promoção do desenvolvimento nacional, o que não vem sendo cumprido pelos últimos presidentes da República”.

Balanço negativo dos ex-presidentes

ILUSTRAÇÃO, Edgar Lisboa, com recursos de IA

Ronaldo Nogueira fez um balanço do que foi feito no País nos últimos anos. “Desde 1988, até aqui, a Presidência da República foi ocupada por 5 anos pelo Presidente Sarney; por 2 anos pelo Presidente Collor; por 2 anos pelo Presidente Itamar Franco; por 8 anos pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso; por 8 anos pelo Presidente Lula; por 6 anos pela Presidente Dilma; por 2 anos pelo Presidente Michel Temer; por 4 anos pelo Presidente Bolsonaro e, agora, novamente, pelo Presidente Lula, e nenhum cumpriu o que determina a Constituição”.

30% da população semianalfabeta

Na opinião do deputado Ronaldo Nogueira, “o saldo disso, não representa quase nada. O Brasil tem a quinta maior extensão territorial do mundo, e é um país que tem muita capacidade de produção de riqueza para o seu povo, porém, nós temos 30% da população semianalfabeta — 10% são analfabetos; mais de 14 mil obras estão inacabadas; 20 milhões de pessoas estão vivendo em favelas, e 6 milhões de famílias não têm onde morar. Além disso, o Brasil tem uma dívida pública que compromete de 78% a 80% do seu PIB, e paga a taxa de juros mais alta do mundo, hoje em 15% ao ano”, disparou o ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Rever procedimentos

Na avaliação do parlamentar republicano, “é preciso rever alguns procedimentos e, principalmente, ter uma atuação muito responsável na gestão pública, não somente no Poder Executivo, como também no Poder Judiciário e no Poder Legislativo”.

Enxugando Gelo

“Se a nossa atuação como parlamentar e, como líderes desta Nação não promover ações concretas que resultem efetivamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas, nós vamos continuar enxugando gelo, sem resultados efetivos para a vida das pessoas”, criticou Ronaldo Nogueira.

Geração de empregos

O deputado Ronaldo Nogueira apela para que sejam  cumpridos os objetivos da Constituição: “Combater e erradicar a pobreza e as desigualdades sociais no Brasil. E não há política mais efetiva para combater e erradicar a pobreza que a geração de empregos”.

Muita pobreza no meio da riqueza

Para Ronaldo Nogueira, “sem fomento e apoio ao pequeno e ao microempresário, que garantem mais de 85% dos empregos formais no Brasil, nós vamos continuar nesta triste realidade de país rico, porém, convivendo com muita pobreza. Aqui há muita pobreza no meio de muita riqueza”.

Reflexão para dar o exemplo

“Que esta nossa fala seja um elemento de reflexão para que possamos dar exemplo e cortar na própria carne, reduzindo as nossas despesas, os gastos públicos, para investirmos mais em públicas que resultem na geração de empregos”, defende Nogueira.

Infraestrutura para Caxias do Sul

Em manifestação no plenário da Câmara, o deputado Afonso Hamm (PP/RS) destacou a visita do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, a Brasília, onde cumpriu agenda com autoridades federais para tratar de temas estratégicos para a Serra Gaúcha. Entre as prioridades está a retomada das obras do Aeroporto de Vila Oliva, considerado essencial para ampliar o acesso à região e impulsionar o turismo em destinos como Gramado.

Desenvolvimento regional

“Essa pauta é fundamental para o desenvolvimento regional e para a reconstrução do Rio Grande do Sul, após a tragédia que enfrentamos. O prefeito está aqui trabalhando, buscando soluções”, afirmou Hamm.

Mobilidade urbana

A comitiva caxiense também contou com o secretário de Planejamento, Marcos Cabelon; o secretário da Saúde, Geraldo da Rocha; e o secretário de Transportes, Elisandro Fiusa. Outro tema destacado foi a necessidade de apoio federal para intervenções na BR-116, que atravessa o município de Caxias do Sul, requer obras urgentes para melhorar a mobilidade urbana. “Fica o registro de uma agenda importante que merece atenção do Governo Federal”, concluiu o parlamentar.