Kees van Hattem, gaúcho de Dois Irmãos, pilotou o primeiro voo internacional que partiu do Panamá e pousou em Porto Alegre após as enchentes
Na madrugada desta quinta-feira (19/12), o primeiro voo internacional pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, depois da 227 dias da calamidade ocasionada pelas enchentes de maio que fechou o principal acesso aéreo ao Rio Grande do Sul. O piloto da aeronave da Copa Airlines foi Kees van Hattem, gaúcho de Dois Irmãos (RS), irmão do deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS). O parlamentar esteve presente para acompanhar a aterrissagem e o desembarque acompanhado do deputado estadual, Felipe Camozzato (NOVO), e do gerente nacional na companhia aérea Copa Airlines, Raphael de Lucca.
“Que orgulho! Meu irmão Kees foi o comandante do primeiro voo a pousar na capital dos gaúchos! É uma alegria enorme ver o aeroporto de Porto Alegre voltar a operar sem restrições e um orgulho ainda maior foi acompanhar isso de perto e ao vivo, testemunhando o pouso histórico feito pelo meu irmão Kees em Porto Alegre. Viva a retomada!”, afirmou Marcel van Hattem em post nas redes sociais.
Enquanto a aeronave se dirigia ao finger onde ocorreu o desembarque, bandeiras do Rio Grande do Sul e do Panamá foram hasteadas pelas janelas do piloto e do copiloto. O voo de retomada (CM821) partiu da cidade do Panamá às 15h06 desta quarta-feira (18) e aterrissou em Porto Alegre às 00h06 já desta quinta-feira (19), cerca de 14 minutos mais cedo do que o previsto. 158 passageiros estavam na aeronave. Na cabine, Kees van Hattem e Guilherme Klein Schmitt foram os pilotos gaúchos que fizeram a rota.
O voo de retorno ao Panamá partiu à 1h35 de quinta e foi pilotado também por uma tripulação gaúcha. A piloto hamburguense Joseane Fabian Santarossa e o marido Gabriele Santarossa conduziram o Boeing 737 Max 9 da Copa Airlines na retomada do voo direto de volta à América Central, inaugurando também o primeiro embarque internacional no aeroporto após as enchentes. Pousaram na capital panamenha às 6h38, com 174 passageiros a bordo.
A pista está com plena capacidade em todo o seu comprimento após a recuperação realizada pela empresa administradora Fraport Brasil. De acordo com o gerente nacional da Copa Airlines, Raphael de Lucca, inicialmente, a companhia aérea vai operar quatro voos semanais entre Porto Alegre e Panamá até Abril de 2025, que poderão se conectar com mais de 60 destinos de sua malha aérea. A partir de maio do ano que vem passará a sete voos semanais, sendo um voo diário. Os voos são operados por aeronaves Boeing 737-800, com capacidade para 166 lugares, sendo 16 assentos na Classe Executiva e 150 assentos na Classe Econômica.
Marcel van Hattem é o coordenador presidente da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul e tem trabalho com afinco pela recuperação do estado. “ Muita gente sai para fazer turismo, para fazer negócios fora do Brasil, mas ainda há um déficit e nós precisamos trazer mais passageiros para cá. Junto a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, entidades parceiras, seja na promoção do turismo, de negócios, trabalharemos para que o aeroporto Salgado Filho volte a operar como operava antes, e ainda mais e melhor. Parabéns a Fraport, por todo o trabalho que foi feito, a todos os que estiveram envolvidos nesse período e contem sempre com a gente”, disse.
Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa/ Fonte : Izys Moreira/ Fotos: Leandro Sousa/ Divulgação